contato@institutoacqua.org.br

Palestra sobre câncer de mama incentiva autoexame e orienta profissionais do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos

17/10/2017

Atividade faz parte da campanha de prevenção do Outubro Rosa

Para incentivar a realização do autoexame e esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama foi realizada nesta segunda-feira (16/10) a palestra “Câncer de mama: importância do diagnóstico e tratamento”, para profissionais que atuam no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA). A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa, realizadas nas unidades sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Ao conversar com as funcionárias da unidade, o mastologista Diego Trabulsi Lima, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), chamou a atenção para os fatores que contribuem para diminuir o risco de incidência da doença. “É necessário ficar atento aos fatores que contribuem para reduzir as chances de incidência de câncer de mama, que são a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras. Essas ações reduzem em cerca 30% o risco, porém as mulheres acima dos 40 anos precisam fazer a mamografia”, frisou.

O palestrante destacou que cerca de 10% a 15% das mulheres que precisam fazer o exame de mamografia realizam o procedimento. “É necessário disseminar essa informação sobre a importância do autoexame e da mamografia. Os profissionais de saúde devem fazer isso no hospital e em suas próprias casas”, completou. Do total de ocorrências da doença, entre 75% a 80% atingem mulheres com mais de 50 anos.

Durante a palestra as profissionais também puderam esclarecer dúvidas e entender alguns mitos que envolvem o câncer de mama. A diretora-administrativa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Andrea Oliveira, ressaltou a importância de atividades como essa. “É um momento enriquecedor para a unidade de saúde. Estamos em uma campanha de prevenção e nós sempre organizamos esse evento para que seja um momento de cuidado tanto para as nossas profissionais quanto para o público em geral”, pontuou.

Além da importância do diagnóstico, aspectos psicológicos da mulher com câncer de mama também foram abordados durante o dia de atividades. A psicóloga Clarissa Pires destacou o papel da família no tratamento da doença. “A mulher que não tem o apoio familiar e social pode ter muito mais dificuldades para enfrentar o adoecimento oncológico. Em alguns casos, pacientes relatam um abandono do marido ou companheiro. Esses casos, infelizmente, ainda acontecem”, detalhou.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos também realiza uma campanha para incentivar a doação de lenços que serão distribuídos para pacientes com câncer de mama.