contato@institutoacqua.org.br

Parceria entre Hospital Nossa Senhora da Graça e Polícia Militar garante transferência de paciente em helicóptero em São Francisco do Sul

30/11/2016

Atuação em conjunto possibilitou que mulher com quadro respiratório grave fosse enviada pela aeronave para continuar o atendimento em unidade de saúde em Joinville

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul (SC), transferiu nesta segunda-feira (28/11) a paciente Silvia Siqueira, 43 anos, que deu entrada na unidade com quadro respiratório grave. Ela foi atendida pela equipe médica no domingo (27/11) e encaminhada para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de unidade de saúde em Joinville com o auxílio do helicóptero da 2ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar.

Após dar entrada na sala de emergências do Hospital Nossa Senhora da Graça com dificuldade respiratória, Silvia precisou ser submetida a ventilação mecânica e transferida para unidade com UTI após avaliação médica que constatou queda em seu estado de saúde. Os profissionais acionaram a Central de Regulação de Leitos do Estado e, com o apoio de aeronave da Polícia Militar, realizaram o transporte para o Hospital Municipal São José, em Joinville.

O atendimento ágil foi possível graças à parceria entre o Hospital Nossa Senhora da Graça e a 2ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, que realiza o transporte de pacientes em estado grave na unidade e que precisam ser encaminhados para leitos de UTI em Joinville.

Conforme a necessidade de cada caso, os profissionais do hospital, bem como da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Francisco do Sul, acionam a equipe do helicóptero Águia para realizar o transporte, que é feito em cerca de 20 minutos. A aeronave fica em heliponto dentro da área da UPA.

O trabalho acontece durante os sete dias da semana, com destaque para o período do verão, quando aumenta a demanda por esse tipo de atendimento. O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça e a UPA de São Francisco do Sul estão sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Prefeitura Municipal.