contato@institutoacqua.org.br

População aprova campanhas de conscientização realizadas pelo Instituto Acqua

14/12/2017

Com adesão maciça de pacientes, acompanhantes e funcionários, o destaque deste ano foi a iniciativa de arrecadação de bolsas de sangue em Santa Inês (MA)

Ações de prevenção contra doenças, doação de sangue e leite materno, orientações sobre higienização das mãos em ambiente hospitalar, palestras, exames e mutirões marcaram as campanhas de conscientização realizadas ao longo de 2017 nas unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua no Maranhão.

Sempre com atuação voluntária das equipes de enfermagem, as campanhas abordaram temas conforme a época do ano. Com resultado histórico na região, a ação de doação de sangue em Santa Inês foi a iniciativa de maior repercussão no período por conta da forte adesão do público da região. A ação abasteceu o estoque do Hemonúcleo da cidade com 639 bolsas em agosto, ou seja, cerca de 300 litros de sangue. Em 15 anos de funcionamento, a unidade de coleta de sangue nunca havia arrecadado esse volume de doações.

A campanha fez parte da programação de aniversário pelo primeiro ano de implantação do Hospital Macrorregional Tomás Martins, unidade de alta complexidade referência para o atendimento da população das regiões do Vale do Pindaré. A ação também contou com a doação dos participantes da 1ª Corrida pela Vida, atividade que marcou o término das homenagens na unidade. Para se inscrever, cada corredor doou uma bolsa de sangue. Cerca de 400 pessoas participaram da corrida.

Ações de mobilização para atrair doadores de sangue também movimentaram o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, em abril, e unidades de saúde na Capital maranhense, como as maternidades Benedito Leite e Marly Sarney, em abril e setembro, respectivamente.

Outras ações – Reforçar os bancos de sangue não foi o único objetivo das campanhas neste ano. As mobilizações realizadas também fortaleceram ações educativas e atendimentos de saúde no período de Carnaval, por exemplo. Pacientes, acompanhantes e profissionais receberam material informativo com orientações para prevenção de HIV/DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e alertas sobre os riscos para quem dirige alcoolizado.

No Mês da Mulher, unidades na Capital e interior realizaram homenagens, palestras e confraternizações para profissionais e pacientes. Em maio o apelo para a doação de leite materno conduziu a programação de atividades ao mesmo tempo em que seis unidades sob gestão do Instituto em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde realizavam palestras e oficinas de boas práticas para higienização das mãos.

Incentivo ao aleitamento materno e mamaço com ação social marcaram a Semana da Amamentação na Casa de Apoio Ninar em agosto. Durante o Outubro Rosa, a programação destacou a importância do autoexame das mamas para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e incluiu palestras, exames e atividades de beleza e maquiagem.

A campanha do Novembro Azul envolveu atendimentos, palestras, encaminhamento para exames e distribuição de material informativo, entre outras ações de prevenção contra o câncer de próstata.