contato@institutoacqua.org.br

Premiação pela relevância na gestão municipal do SUS em São Paulo (SP) é destaque do ano de atuação do Instituto Acqua em Franco da Rocha

14/12/2017

Gestores municipais e coordenadores do Instituto receberam premiação por atendimentos de saúde em cinco penitenciárias da cidade; em um ano, profissionais realizaram 406 mil atendimentos

Além de oferecer serviços de saúde aos moradores de cidades como São Luís, Pinheiro, Balsas e Santa Inês, todas no Maranhão, bem como em Cotia (SP), o Instituto Acqua proporciona atendimentos nas especialidades de clínica médica, odontologia e enfermagem para cerca de 9.400 reeducandos em cinco unidades prisionais de Franco da Rocha (SP). Realizado desde fevereiro de 2015, esse trabalho conquistou reconhecimento neste ano entre gestores públicos do Estado após receber o prêmio David Capistrano, em 23 de março.

A premiação foi entregue aos projetos de relevância na gestão municipal do SUS apresentados no 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Santos (SP). A cerimônia contou com a presença da secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Franco da Rocha, Lorena de Oliveira, da diretora de Atenção à Saúde da pasta, Alessandra Miranda, e de profissionais do Instituto Acqua.

A iniciativa recebeu um dos 10 troféus entregues aos melhores projetos. Foram inscritas 378 experiências de 59 municípios. “Nossos profissionais se orgulham por fazer parte de um projeto que proporciona atendimentos de saúde com qualidade para homens e mulheres privados de liberdade, inclusive assistência pré-natal dentro do Centro de Detenção Provisória Feminino do município, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde”, destacou Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.

O projeto conta com dez equipes, compostas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e dentista, que realizam atendimentos nas áreas da saúde da mulher, saúde bucal, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase e outras dermatoses, DST/HIV e hepatites. Palestras, campanhas educativas e ações de conscientização e prevenção também são organizadas periodicamente com grupos de reeducandos nas cinco penitenciárias.

Balanço – Em um ano, os profissionais do Acqua em Franco da Rocha realizaram 406.302 atendimentos, ou seja, cerca de 33.800 por mês. No que se refere à atuação de médicos dentro do projeto, foram registradas 19.488 consultas e 1.932 procedimentos ao longo de 2017.

Os enfermeiros e auxiliares de enfermagem responderam por 239.796 procedimentos, como testes de glicemia, coleta de materiais para exames, aferição de pressão arterial, administração de medicamentos e realização de curativos, entre outros. Dentistas realizaram 17.244 consultas e 83.880 procedimentos no ano.

Na área da Saúde da Mulher, os profissionais fizeram 1.440 buscas ativas de DST/HIV/Aids e 678 coletas de papanicolau, exame que detecta doenças como HPV (papilomavírus humano, na tradução do inglês), câncer de colo de útero e diversas DSTs. Por mês, 33 atendimentos a gestantes de baixo risco foram efetuados pelas equipes no CDP Feminino da cidade.