contato@institutoacqua.org.br

Primeiros partos de 2018 em unidades do Instituto Acqua

02/01/2018

Maternidades em São Luís e Hospital Regional de Balsas estavam preparados para atender as mães maranhenses no primeiro dia do ano

Os primeiros bebês nascidos em 2018 nas unidades de saúde do Maranhão sob gestão da parceria Instituto Acqua/Secretaria de Estado da Saúde receberam atendimento humanizado e o cuidado de equipes médicas e de enfermeiros obstetras. Profissionais das maternidades Benedito Leite, Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha, todas em São Luís, além do Hospital Regional de Balsas, no interior do Estado, garantiram o atendimento das primeiras mães maranhenses deste ano.

Às 0h38 desta segunda-feira (1/1) nasceu o primeiro bebê de 2018 no Maranhão. Ana Cleide dos Santos deu à luz na Maternidade Benedito Leite ao pequeno Pedro Lucas dos Santos Sousa por meio do parto normal, procedimento realizado em mais de 50% do total de nascimentos no Estado. A criança veio ao mundo com 2,53 quilos e 45 cm. "Não consigo explicar o amor que eu senti naquele momento e também o alívio de ver que ele nasceu bem. É muito bom começar o ano com um filho, estou feliz demais", disse Ana Cleide, que chegou à unidade no domingo (31/12), por volta das 18h.

Na Maternidade Marly Sarney, o primeiro nascimento aconteceu pouco depois, às 00h57. Luciana Silva Marques teve um parto de risco que exigiu procedimento cirúrgico para que Luna Vitória tivesse um nascimento saudável. Após 42 minutos de cirurgia, mãe e filha já não corriam risco. A criança nasceu com 3,47 quilos e 51 cm. "Este foi o melhor presente que eu podia receber na virada do ano. A família está na expectativa, esperando a chegada dela. Agora temos duas festas para comemorar: a data do aniversário da Luna Vitória e o Ano Novo", contou Luciana. Ambas devem receber alta médica até esta quinta-feira (4/1).

Na região do Itaqui-Bacanga, uma menina foi a primeira criança que veio ao mundo com o auxílio dos enfermeiros obstetras da Maternidade Nossa Senhora da Penha. Por meio do parto normal, Jessica Ferreira Lima deu à luz às 17h a Maria Sofia com 2,78 quilos e 47 cm.

Interior – Em Balsas, uma menina foi a primeira a nascer no Hospital Regional de Balsas em 2018. O parto normal de Evane Carvalho Pereira aconteceu às 7h24. O bebê nasceu com 2,69 quilos e 49 cm. Outras três crianças nasceram na unidade durante a manhã de 1º de janeiro.

Inaugurado em setembro do ano passado, o hospital é uma unidade de referência em atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco e risco habitual, pediatria e cirurgia geral no Sul do Estado. Em três meses, a equipe realizou no local 17,7 mil consultas médicas e multiprofissionais; 18 mil exames; 400 internações e 300 partos.