contato@institutoacqua.org.br

Profissionais aprovam workshop Coaching Líderes e Gestores realizado em São Luís (MA)

27/04/2017

Capacitação reuniu diretores, coordenadores e responsáveis por setores técnicos e administrativos de todas unidades do Maranhão sob gestão do Instituto Acqua

O Workshop Coaching – Líderes e Gestores, realizado pelo Instituto Acqua em São Luís (MA), entre os dias 24 e 26 de abril, teve aprovação unânime dos 50 profissionais que participaram das atividades. A capacitação reuniu diretores, coordenadores e responsáveis por setores técnicos e administrativos de todas as unidades do Maranhão sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que também indicou colaboradores para os três dias de evento.

A capacitação teve como objetivo ampliar a capacidade de liderar e motivar, propor a busca por resultados sustentáveis e oferecer apoio à equipe. Ministrada por dois consultores, a capacitação teve como objetivo proporcionar crescimento profissional aos participantes e gerar reflexões sobre conceitos como liderança, propósito e resultado.

Diretora do Instituto Acqua e coordenadora das unidades no Maranhão, Paula Assis afirmou que a experiência inspira a instituição a ampliar para os demais colaboradores essas capacitações. “Tivemos uma participação muito ativa de todos e agora devemos estimulá-los para que multipliquem esse aprendizado para os demais colaboradores. Ao final, nosso objetivo é que essa qualificação garanta um atendimento cada vez mais humanizado e profissional aos pacientes de cada unidade de Saúde.”

O wokshop foi desenvolvido de forma personalizada para atender às necessidades dos profissionais do Instituto Acqua que atuam nas maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), todos em São Luís, além do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, além do escritório do Instituto em São Luís.

Colaboradores da SES também foram convidados a participar da capacitação, como foi o caso da responsável pelo Departamento de Educação Permanente e Supervisão de Unidades da SES, Josélia Alves dos Santos. “Foram três dias de muito aprendizado que mostram a preocupação do Instituto Acqua em capacitar os profissionais que atuam nas unidades em que faz gestão. A equipe é retrato da referência que tem de quem está no comando da instituição e isso demonstra busca por um atendimento de qualidade aos pacientes.”

Diretora-administrativa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Andréa Moraes também falou sobre a influência da capacitação para um atendimento de qualidade. “Foi uma atividade revigorante que trouxe novos conhecimentos e ferramentas que usaremos em nosso dia a dia. E o mais importante é que, após essa capacitação, quem mais ganha é o paciente.”

Qualidade – Deilza Moraes, coordenadora de enfermagem do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, destacou a qualidade das informações obtidas. “O workshop superou muito a minha expectativa; nunca havia participado de uma capacitação com esse nível. Foi importante discutirmos o papel do líder dentro de uma equipe, saber como estimular seus liderados, enfim, saímos daqui muito mais capacitados.”

Assistente de Recursos Humanos da Maternidade Marly Sarney, Milane Santos Coelho disse que o evento mostra a preocupação do Instituto Acqua tem com a qualificação de seus colaboradores. “O workshop foi, sem dúvida, uma experiência que eu nunca tinha tido e o que aprendi vou levar para o resto da minha vida. Essa capacitação demonstra a preocupação que o Instituto tem em preparar seus profissionais e assim garantir um atendimento acolhedor, seguro e confortável aos pacientes que são atendidos por essas pessoas.”