contato@institutoacqua.org.br

Profissionais das maternidades Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha participam de seminário sobre atuação das equipes de enfermagem

17/11/2016

Evento prossegue até 21 de novembro com palestras que reforçam a qualidade do atendimento à população e tratam do dia a dia das unidades de saúde

Cerca de 40 profissionais participaram nesta segunda-feira (14/11) da abertura do 1º Seminário de integração das ações assistenciais exercidas na Maternidade Marly Sarney, iniciativa que capacita equipes de enfermagem que realizam o atendimento à população. O evento aconteceu das 8h às 14h no auditório da Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), e contou com a presença de funcionários da Maternidade Nossa Senhora da Penha, ambas sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Profissionais de diversas áreas ministraram palestras sobre o dia a dia das unidades. O seminário também estimulou o debate entre os participantes, apontou soluções e orientou o trabalho das equipes para garantir que o atendimento seja feito sempre de forma segura e dentro dos protocolos de enfermagem.

“Queremos proporcionar uma visão ampla e contextualizada da atuação das equipes de enfermagem de forma a fortalecer a assistência de qualidade”, disse Cleidimar Cutrim, coordenadora de enfermagem da Maternidade Marly Sarney. Para ela, o envolvimento de médicos, assistentes sociais, enfermeiros e demais profissionais possibilita o debate e o avanço no trabalho realizado pelas unidades de saúde.

O seminário prossegue até o dia 21 de novembro e ainda vai abordar o atendimento aos bebês prematuros, Rede Cegonha, protocolo assistencial de neuroproteção do recém-nascido de alto risco e leitura de cardiotocografia, entre outros temas. “A educação permanente é a porta de entrada para a qualidade da assistência ao paciente. Vamos continuar proporcionando atividades educativas como essa aos nossos profissionais”, reforçou a coordenadora.