contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Macrorregional Tomás Martins realizam cerca de 600 atendimentos em ação social em Santa Inês (MA)

22/08/2017

População que passou pela Praça da Matriz, no centro da cidade, recebeu diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, levou nesta terça-feira (22/8) diversos serviços de saúde para a população na Praça da Matriz, durante ação social em comemoração ao primeiro ano de implantação da unidade no município. Foram realizados 626 atendimentos, entre testes de glicemia, aferição de pressão arterial, testes rápidos de hepatite A, B e C, orientações com psicólogos e assistentes sociais e encaminhamentos para consulta com oftalmologista.

Ao olhar a movimentação na praça, a dona de casa Maria das Neves resolveu aferir sua pressão arterial. “Quando olhei os atendimentos decidi fazer a avaliação. Na correria do dia acabamos não tendo tempo. Agora que o serviço está bem próximo consegui aproveitar a oportunidade”, explicou a moradora de Santa Inês.

Quem também participou da ação social foi o idoso Valdemir Eduardo, 63 anos. O aposentado destacou como positivo o atendimento dos profissionais. “Eu fui bem atendido e foi rápido, não aguardei muito. Fiz exames de diabetes e medi a pressão. Estava tudo normal”, contou.

Ao final da atividade, a equipe havia realizado 358 testes de glicemia, 153 aferições de pressão arterial, 80 encaminhamentos para consultas com oftalmologista e 25 testes rápidos de hepatite A, B e C. Além disso, 10 novos doadores de sangue foram cadastrados de forma espontânea durante a ação.

Salvelina Barbosa, moradora da Vila Ritinha, em Santa Inês, disse que decidiu participar assim que soube da ação social. “Fiquei sabendo ontem à noite e decidi logo fazer os exames. Achei ótimo o atendimento quando mediram minha pressão e também no teste para diabetes”, comentou.

Importância – A enfermeira e supervisora do Centro Cirúrgico do Hospital Macrorregional Tomás Martins, Cleia Fernanda Santos, explicou a importância da oferta desses serviços à população. “Esses atendimentos são importantes porque com eles é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas. Durante os atendimentos nós descobrimos a vivência de cada paciente e seus hábitos para ter condições de orientar cada caso da melhor forma”, pontuou.

O coordenador de enfermagem da unidade, Diego Froes, comemorou o número de atendimentos realizados. “O hospital já presta esse serviço de saúde em Santa Inês com qualidade e é gratificante para a equipe levar esse trabalho a um número ainda maior de pessoas”, concluiu.

A programação de atividades em comemoração ao primeiro ano de funcionamento do hospital prossegue nesta sexta-feira (25/8), às 15h, com uma confraternização entre os profissionais. Haverá entrega de brindes e sorteios, além de apresentação do balanço das ações ao longo desses 12 meses.

As ações encerram no dia 27 com a 1ª Corrida pela Vida, para estimular a prática de atividades físicas entre profissionais de saúde e comunidade. A concentração será na Avenida das Laranjeiras (em frente à imagem de Santa Inês), a partir das 7h.