contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Instituto Acqua realizam 3,6 mil atendimentos de saúde no Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha (SP)

22/03/2018

Ação incluiu testes rápidos de HIV e hepatites, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre higiene bucal

Promover atendimentos de saúde e garantir o acesso a informações que auxiliam na prevenção de doenças são ações que proporcionam mais dignidade à população, principalmente para quem está em privação de liberdade. Nesta terça-feira (20/3), profissionais do Instituto Acqua realizaram 3.673 atendimentos no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), em Franco da Rocha (SP), o que possibilitou aos reeducandos dessa unidade prisional tanto o direito à saúde quanto a possibilidade de detectar precocemente diversas patologias.

A ação aconteceu durante a quinta edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, evento realizado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo de São Paulo e que permite a realização de diversos serviços à população prisional, como emissão de documentos, corte de cabelo e atendimentos de saúde.

Os 14 profissionais do Instituto envolvidos na atividade – entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas –, realizaram 126 testes rápidos de HIV, 100 de hepatite B, 100 de hepatite C e 91 de sífilis. Além disso, 816 pessoas aferiram a pressão arterial e fizeram teste de glicemia.

“É sempre muito gratificante levar serviços de saúde em formato de mutirão para a população carcerária. Isso só foi possível graças ao empenho e dedicação de todos os parceiros envolvidos. Nesse contexto, o Instituto Acqua, que está conosco desde 2015, desempenha um papel de excelência para a execução de todas as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Saúde desta unidade”, pontuou a diretora técnica de saúde do CPP, Alessandra Conversani.

Desde 2015 o Instituto atua em cinco penitenciárias de Franco da Rocha, em parceria com a Prefeitura Municipal, para realizar o acompanhamento de saúde nas áreas de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Tuberculose, Controle de Diabetes e Hipertensão, Hanseníase e outras dermatoses, DST/HIV e hepatites B e C, entre outras demandas.

O dia anterior ao evento contou com palestras ministradas pelas equipes: 2.200 pessoas receberam informações sobre conjuntivite e fizeram exame ocular e 171 reeducandos foram orientados sobre doenças como hipertensão, diabetes, HIV e tuberculose.

A enfermeira Ana Paula Casamassa, que atua nas unidades e esteve presente na ação, destacou que a adesão às palestras aumenta o impacto das ações preventivas realizadas pelo Instituto no CPP. “O primordial nesse momento é conscientizá-los de que o diagnóstico precoce de uma doença pode evitar a contaminação para outras pessoas. A adesão foi satisfatória em todas as nossas palestras. Promover ações desse tipo é um ato de cidadania e reconhecimento de que todos devem ter acesso a saúde.”

Na área dedicada às orientações sobre higiene bucal, os profissionais conversaram com 69 homens privados de liberdade ao longo do evento. Os dentistas Wilian Garcia e Douglas Casaroto ensinaram a forma correta de escovação com o auxílio de diversos cartazes criados pelos próprios reeducandos. “Orientamos sobre os cuidados com a cavidade bucal como uma forma de prevenção das principais doenças que a acometem. Um ponto interessante nessa atividade foi a participação dos reeduncandos na confecção dos materiais explicativos. Eles utilizaram desenhos com diversas dicas que fornecemos para manter em dia a higienização bucal”, explicou Garcia.