contato@institutoacqua.org.br

Programa Meu Bairro Mais Verde é lançado em Santo André com parceria do Acqua

03/12/2018

Instituto Acqua é responsável pela capacitação dos monitores e da educação ambiental no bairro Parque Capuava 

O bairro Parque Capuava, em Santo André, ficará mais arborizado no próximo ano. Serão 600 árvores doadas e plantadas nas calçadas de comércios e residências. O Programa Meu Bairro Mais Verde foi lançado no último domingo (2/12). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, Braskem, Instituto Acqua e Psysis.

“É muito importante para a saúde e o meio ambiente tornar o bairro mais verde. Com a ação porta a porta as pessoas serão estimuladas a adotar uma árvore. Investir em educação ambiental é fundamental para que a população entenda a importância da ação”, afirmou a coordenadora de projetos sustentáveis do Instituto Acqua, Mariza Labrada.

A equipe de monitores capacitados pelo Instituto Acqua percorrerá as cinco regiões do bairro mapeadas pela Prefeitura para sensibilizar a população. Serão cerca de 800 imóveis visitados até o final do programa. Os moradores e comerciantes que quiserem ter árvores plantadas nas calçadas terão opções de espécies frutíferas e floríferas de pequeno, médio e grande porte.

“O objetivo do programa é que as pessoas entendam a importância de ter um bairro mais arborizado e que cuidem das mudas adotadas após plantadas. Os monitores transmitem essa educação ambiental, tiram as dúvidas, mostram os tipos de árvores, a altura que chegam e os cuidados que são necessários”, explicou Mariza.

A primeira árvore do programa foi plantada em frente à loja de roupas da Helma Ferreira de Souza, 62 anos. “Adoramos plantas e tinha espaço na calçada. A Prefeitura abriu o espaço para o plantio, adubou, plantaram e agora é só cuidarmos”, disse.

 “Este era um projeto antigo e que estava adormecido. É fundamental investir na arborização da cidade. Os bairros cresceram e os espaços para as árvores foram diminuindo. Precisamos resgatar os espaços delas, e por meio deste programa iniciamos uma Santo André melhor”, disse o vice-prefeito, Luiz Zacarias.

Durante o evento de lançamento do programa mais de 30 moradores foram cadastrados pelos monitores e terão árvores plantadas nas calçadas. “A região é carente de árvores e acho ótimo ter esse incentivo“, disse a moradora da Rua Tibetânia, Ilma Marta de Moura.

A Prefeitura efetuou um estudo identificando previamente os endereços que podem ter árvores plantadas e o perfil da espécie. Além do cadastro da população do bairro, a Prefeitura entregou mudas de quatro espécies de árvores de pequeno e grande porte para as pessoas que participaram do evento e eram de outros bairros.

Os visitantes também puderam participar de uma oficina de bola semente de hortaliças promovida pelo Instituto Acqua, ganharam vasinhos de suculentas e as crianças puderam participar de várias atividades recreativas.

Outras atividades – O Programa Meu Bairro Mais Verde oferecerá oficinas e atividades de educação ambiental, fotografia e construção de um Biomapa do Parque Capuava no Centro Educacional de Santo André Jardim Santo Alberto. 

Confira a programação:

Dia 15/12, das 9h às 17h

Dia 16/12, das 14h às 17h

Visita ao Viveiro Municipal:

Dia 20/12, das 9h às 12h30

Local das atividades: Centro Educacional de Santo André Jardim Santo Alberto – Rua Petrogrado, s/nº.