contato@institutoacqua.org.br

Projeto EducAção é aprovado por 98,48% dos pais ou responsáveis dos alunos que participam das atividades em Santo André (SP)

07/08/2017

Iniciativa supera a marca de 90% de aprovação desde que foi implantado, em 2013, por meio da parceria entre Instituto Acqua e Secretaria Municipal de Educação

Aplicada em julho deste ano, a pesquisa de satisfação do projeto EducAção indicou que 98,48% dos pais ou responsáveis das crianças que participam das atividades de ações complementares nos 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André) disseram estar muito satisfeitos ou satisfeitos com o projeto.

O resultado seguiu a tendência dos últimos três levantamentos, ao apontar índice de satisfação com as atividades acima de 90%. Realizado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o EducAção proporciona aos alunos da rede de ensino acesso gratuito a aulas de dança, teatro, circo, ginástica artística, xadrez, capoeira e taekwondo, ministradas por educadores sociais do projeto durante o contraturno escolar. Aos fins de semana, as unidades de ensino abrem as portas para a população participar de atividades recreativas, jogos cooperados e brincadeiras tradicionais ao longo do dia.

A pesquisa mostrou que 98,94% dos entrevistados consideram os temas das aulas ótimos ou bons, enquanto 75,97% disseram que as atividades realizadas no contraturno são muito importantes ou importantes.

Entre os motivos que incentivam os alunos a participar das atividades, as aulas continuam se destacando, com 58,73%. Neste ano, a possibilidade de estar próximo aos amigos (36,11%) e o espaço oferecido (20,05%) para aprender as modalidades também se sobressaíram como fatores que levam as crianças a ingressar no projeto.

Por fim, outro resultado registrado pela pesquisa mostrou que 78,43% dos pais ou responsáveis acompanham as crianças sempre ou com frequência aos CESAs. As atividades acontecem nas unidades de ensino nos bairros Cata Preta, Jardim Santo André, Jardim Santo Alberto, Parque Andreense, Parque Erasmo Assunção, Parque Novo Oratório, Vila Floresta, Vila Humaitá, Vila Linda, Vila Palmares e Vila Sá.