contato@institutoacqua.org.br

Projeto Teia Verde transforma comunidades e assume papel relevante para discutir políticas de incentivo

14/12/2017

Com patrocínio da Petrobras, ação estimulou moradores de Santo André (SP) com atividades socioambientais, além de capacitar agentes para o mercado de trabalho nas áreas de jardinagem e paisagismo

Alinhavar o trabalho com o conhecimento, buscar novas possibilidades e sair do comum. Certamente, atuar de forma transversal por meio de ações reflexivas é responsabilidade de qualquer iniciativa socioambiental. À frente dessa linha, o projeto Teia Verde, realizado pelo Instituto Acqua com patrocínio da Petrobras, revelou em dois anos de atuação papel importante na discussão de políticas de incentivo no entorno de comunidades localizadas na cidade de Santo André (SP). Com encerramento dos trabalhos em junho deste ano, a atividade mostrou resultados relevantes.

Cerca de 50 espaços nas comunidades Tamarutaca, Conjunto Prestes Maia e Parque Erasmo Assunção, todas localidades andreenses, foram transformados. Os locais, entre associações de bairro, escolas, creches, casas e edifícios, ganharam jardins verticais, vasos com várias espécies de plantas e áreas verdes por meio de oficinas práticas de arranjo floral, kokedama (arranjo de planta feito de musgo), bola-semente (usadas para semear flores, frutas e outras plantas) e painel verde, entre outras. O projeto também proporcionou aos moradores destas regiões acesso gratuito a um curso de jardinagem e paisagismo, com aulas ministradas três vezes por semana dentro das associações de bairro das três comunidades. As seis turmas participaram de aproximadamente 900 horas de aulas teóricas, palestras, visitas técnicas e atividades práticas.

“Achei muito bom, foi muito legal, muda bastante a vida da gente, é importante ver a natureza, é muito lindo, prevalece e muda o ambiente. Além disso, é bacana estar com as amigas, conhecer pessoas novas, plantar, mexer na terra. A gente esquece os problemas, esquece as coisas ruins, só pensa em coisas boas”, pontua Marinalva Francisca da Costa, uma das alunas.

No total, 199 pessoas foram capacitadas como agentes de transformação em técnicas de jardinagem, que podem intervir em espaços na comunidade e fora dela, ajudando a melhorar e embelezar essas áreas. Mas além do número de protagonistas, outro dado que desperta atenção é quanto às ramificações que o Teia Verde atingiu. "Conseguimos superar o número de áreas trabalhadas. Estava previsto atuar em seis espaços durante o curso, mas conseguimos mais de 57 locais. Esses lugares transformados trouxeram melhora no ambiente, tanto individual quanto coletivo, ajudando também na conscientização sobre a importância da preservação da natureza", comenta Mariza Labrada, coordenadora de projetos sustentáveis do Instituto Acqua.

O amplo conteúdo oferecido pelo Teia Verde também contribuiu na preparação dos participantes para o mercado de trabalho. Eles receberam apoio e orientação técnica da equipe para atuar profissionalmente nas áreas de jardinagem e paisagismo. “O Instituto Acqua tem orgulho pela parceria com a Petrobras em iniciativas como essa. Por meio do empoderamento e da valorização do espaço, esse projeto despertou o olhar das comunidades envolvidas para a importância de transformar o entorno em que vivem. Só assim, com trabalho, conhecimento e respeito ao próximo, conseguiremos alcançar novas perspectivas e mudar a realidade de cada bairro, de cada cidadão”, destaca Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.