contato@institutoacqua.org.br

Secretário de Estado da Saúde elogia atuação do Instituto Acqua na gestão de unidades no Maranhão durante simpósio

21/06/2017

Coordenação de enfermagem de unidades do Acqua participou do evento, que teve patrocínio do Instituto

A gestão das maternidades Benedito Leite e Marly Sarney, do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e dos hospitais regionais de Pinheiro e Santa Inês, feita pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), foi elogiada pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, no 1º Simpósio da Federação Brasileira dos Administradores Hospitalares. Patrocinado pelo Acqua, o evento aconteceu ontem (20/6) no Hotel Pestana, em São Luís (MA), e contou com a participação da coordenação de enfermagem do Instituto.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou o trabalho do Instituto Acqua durante a palestra “Os esforços da SES para uma saúde melhor no Maranhão”. Para ele, além das unidades na Capital, o Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, têm contribuído de forma significativa para a prestação de um serviço púbico de saúde de boa qualidade. Essas unidades também são referência em diversas especialidades médicas e estão sob o gerenciamento da parceria Acqua/SES.

A coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua no Estado, Analamacia Brito, e as coordenadoras Elisangela Costa e Marcya Ferreira de Souza, das maternidades Nossa Senhora de Penha e Marly Sarney, respectivamente, participaram dos debates que envolveram a gestão e prestação de serviços de excelência ao cidadão. O evento teve como tema “Repensar a Saúde: Modelo – Financiamento – Gestão – Assistência”.

“Buscamos diariamente prestar um serviço de qualidade e participar deste tipo de evento nos faz compreender ainda mais a importância da organização e controle hospitalar, sempre focando no paciente para que possamos prestar um acolhimento direcionado às necessidades não só do paciente, mas do ser humano com um todo”, comentou Analamacia.

Temas como segurança do paciente, hotelaria hospitalar e humanização do atendimento, o administrador hospitalar frente aos desafios do mercado de saúde e os desafios para uma boa gestão de enfermagem nos hospitais também foram debatidos no simpósio.