contato@institutoacqua.org.br

Segurança no Trabalho é tema de palestra no Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís (MA)

30/11/2018

Iniciativa da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua marcou o Dia Nacional do Técnico em Segurança do Trabalho

Para orientar profissionais da saúde e estudantes de enfermagem sobre os riscos de acidentes no trabalho, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) realizou programação alusiva ao dia nacional dedicado ao profissional de Segurança no Trabalho, com palestras e sorteios de brindes. A ação ocorreu na última terça-feira (27/11).

Durante o evento, o supervisor de Segurança do Trabalho do Instituto Acqua, Hilton de Castro Soares, falou sobre a importância da atuação dos técnicos da área nas empresas. A atividade surgiu na antiguidade, quando os filósofos Aristóteles e Hipócrates estudaram sobre enfermidades decorrentes de trabalhadores em minas de estanho. “A principal missão destes profissionais é garantir a prevenção dos riscos de acidentes, os riscos biológicos, físicos, químicos e ergonômicos. O biológico é o mais comum. Os dados apontam que um trabalhador morre a cada 4h30min no Brasil e a maioria deles são profissionais da área de enfermagem”, destacou Hilton Soares.

Ele explicou também a distinção entre doença profissional – aquela adquirida no exercício da atividade – e a doença de trabalho – adquirida nas condições em que o trabalho é realizado. Em seguida, o técnico Valdemar Barbosa Neto apresentou dados estatísticos do atendimento na unidade hospitalar.

No Hospital Dr. Carlos Macieira, o setor de Segurança no Trabalho atua de forma integrada com os setores de Segurança do Paciente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com protocolos de segurança que vão desde o manuseio de equipamentos ao uso correto do descarte do lixo hospitalar.

As principais causas de acidentes no trabalho apontadas pelos especialistas são os hábitos inseguros e as condições inseguras no ambiente de trabalho, além das atitudes habituais relacionadas a excesso de confiança, ignorância, falta de atenção, negligência e estresse.

A programação contou com palestras sobre os riscos biológicos no uso de material perfurocortante, com o enfermeiro Clever Guimarães dos Santos Pinto, e o técnico de segurança do trabalho abordou o tema da percepção dos riscos no ambiente hospitalar.

Sobre a data – O dia 27 de novembro é dedicado nacionalmente ao Técnico em Segurança do Trabalho. Data em que a profissão foi regulamentada no Brasil, pela Lei Federal 7.410 em 1985. O técnico em segurança do trabalho é responsável por supervisionar as atividades ligadas à segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de acidentes.