contato@institutoacqua.org.br

Trabalho realizado na atenção à saúde materna e infantil no Maranhão é destaque em site da Opas OMS

19/04/2017

Publicação ressalta a chegada do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo na Maternidade Benedito Leite, sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a SES

Os atendimentos realizados à população do Maranhão pelos serviços de saúde pública têm registrado uma série de avanços a favor da redução da mortalidade materna e infantil. Neste ano, uma das conquistas foi o termo de cooperação técnica firmado entre Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde e Governo do Estado. As ações foram destaque do site da Opas/OMS em 17 de abril.

A publicação mostra que, por meio da parceria, foi possível realizar ações como a implantação de uma nova abordagem de atenção pré-natal, a descentralização dos polos de assistência ao parto e nascimento – antes restritos aos municípios de São Luís, Imperatriz e Caxias –, com profissionais qualificados, e a gestão de emergências obstétricas.

Opas, OMS e SES (Secretaria de Estado da Saúde) também ministraram diversas oficinas de capacitação aos gestores estaduais e municipais a partir de outubro de 2015, bem como aos profissionais de saúde que trabalham diretamente com assistência materna e infantil. Esse apoio técnico tem colaborado para a redução dos índices de mortalidade das gestantes maranhenses e de seus bebês, de acordo com a publicação.

Centro Sentinela – Outro avanço nessa área foi obtido em janeiro deste ano. A cidade de Balsas recebeu o primeiro Centro de Sentinela de Planejamento Reprodutivo do mundo, que oferece orientações sobre a escolha de métodos contraceptivos e saúde reprodutiva, além de contribuir para a redução dos casos da síndrome congênita do zika vírus.

Dois meses depois, em 29 de março, foi a Capital que ganhou a segunda unidade do projeto, instalado na Maternidade Benedito Leite, sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a SES desde maio de 2015. Composto por ambulatório com equipe multiprofissional, o local conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social para atender pacientes que recebem alta na maternidade.

No Centro Sentinela são ministradas palestras educativas por enfermeira do programa e as mulheres recebem atendimento individual. Orientações para o planejamento reprodutivo, entrega de métodos contraceptivos orais, injetáveis e implantação do DIU (dispositivo intrauterino) também são disponibilizados. No caso do DIU, o projeto proporciona agendamento para implantação posterior.

O Instituto Acqua e a Secretaria de Estado da Saúde realizaram adequações físicas e capacitaram a equipe da Maternidade Benedito Leite para realizar os novos atendimentos. Por meio de ações e serviços como esses, é possível melhorar a eficiência da gestão do sistema de saúde em todo o Estado, diminuir as taxas de mortalidade e contribuir para a qualificação da gestão do SUS em diversas regiões do Maranhão.