contato@institutoacqua.org.br

Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) entrega a primeira prótese dentária

18/04/2018

Em um mês de acompanhamento, moradora da zona rural de São Luís (MA) realizou sonho acalentado durante dez anos

Depois de 10 anos, a costureira Maria Aparecida Ferreira, 52 anos, devolveu ao rosto a maior expressão da alegria: o sorriso. A moradora da Vila Maranhão, na zona rural da Capital maranhense, foi a primeira paciente da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), a receber prótese dentária completa. Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), a unidade registra com mais esse serviço o papel de contribuir para a saúde bucal e melhorar a autoestima da população.

“Nesse momento, não sei nem como explicar minha felicidade. Estou realizando um sonho, porque eu não tinha condição financeira de adquirir a prótese. O Sorrir abriu as portas e fui a primeira agraciada. Só tenho a gradecer por tudo. Tanta coisa que eu não fazia, agora vou poder realizar. Comer milho, maçã, carne frita e sair para os lugares sem sentir vergonha. Eu posso sorrir e me alimentar melhor”, comemorou Maria Aparecida.

O atendimento para os casos de prótese total conta com cinco etapas, que correspondem aos números de visitas: moldagem inicial, moldagem funcional, plano de orientação, prova e entrega. A duração máxima é de um mês para a conclusão do processo.

Para confeccionar próteses totais, adequadas para pacientes edêntulos (sem dentes), faz-se uma moldagem inicial com gesso e, em seguida, o laboratório do Sorrir produz uma moldura individual em acrílico. Após o vedamento periférico, é gerada uma nova moldagem com material mais preciso que permite melhor adequação à anatomia do paciente. A partir daí, é feito um plano de orientação com alguns parâmetros que norteiam o laboratório na montagem da prótese: altura dos dentes, linha do sorriso do paciente, linha central e do canino. Isso permite aferir a largura do dente.

“É feita a primeira prova para conferir parâmetros estéticos e funcionais, que permitem qualquer alteração. Então, o laboratório conclui a prótese com dentes constituídos de resina prensada”, explicou o profissional de odontologia e protesista Paulo Pannain, responsável pelo atendimento de Maria Aparecida. 

O Sorrir, por ter seu próprio laboratório, consegue acelerar em 50% o atendimento do paciente. Os ajustes identificados na prova são feitos no mesmo momento pela equipe de técnicos de prótese dentária. Em 15 minutos a alteração é concluída e o paciente faz a nova prova.

Para Paulo Passain, esse serviço oferecido à população emociona por contribuir para a saúde e autoestima. “É uma conquista para a Maria Aparecida, para mim como profissional e os colegas que participam de momentos importantes na vida das pessoas. Ela não tinha condições de pagar por esse recurso, e ter a possibilidade de adquirir por meio de atendimento público é marcante. Uma grande conquista. Não me canso de me emocionar junto com as pessoas. Cada paciente é uma história de vida diferente que contribuímos para melhorar. É uma felicidade muito grande e difícil de mensurar”, concluiu Paulo Pannain.

Sorrir  Com capacidade para 4 mil atendimentos mensais, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e também aos sábados, das 8h às 12h. Em 50 dias de funcionamento, a unidade realizou 9.100 atendimentos para a população.

O Sorrir também é referência para diagnóstico precoce de câncer bucal e atendimento ambulatorial de pessoas com fenda labial e/ou palatina com mais de 14 anos, já que, a partir dessa idade, eles deixam de ser assistidos pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, que atua exclusivamente com crianças. É a primeira unidade do Maranhão que oferta atendimento em nível de média complexidade, ou seja, realiza procedimentos que não são feitos nas Unidades Básicas de Saúde.