contato@institutoacqua.org.br

Unidade Sorrir celebra primeiro ano de atividades com mutirão e anúncio de ampliação de serviços no Maranhão

22/03/2019

Unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já realizou mais de 57 mil atendimentos desde a inauguração em 2018

?Peço ao Governo que continue com esse trabalho que não deixa nada a desejar. Ainda não tinha visto um serviço público com tanta qualidade?. O depoimento é da pedagoga Darlene Regina Pereira Cantanhede, 48 anos, que chegou acompanhada da filha Débora Gabriele para realizar a terceira sessão de ortodontia no Centro de Especialidades Odontológicas Sorrir, em São Luís (MA), na manhã desta sexta-feira (22/03). As duas integram as mais de 200 pessoas atendidas diariamente na unidade de saúde que celebrou o primeiro ano de funcionamento na capital maranhense. A solenidade que marcou comemoração contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Carlos Lula.

No primeiro ano de funcionamento, a Unidade Sorrir registrou 57 mil atendimentos entre consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, para atendimentos mais complexos como prótese, punção para biopsia, cirurgia oral, buco-maxilo-facial, entre outros. O aniversário do Sorrir, que está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi marcado por um mutirão de saúde bucal, com procedimentos de limpeza, restauração, pequenas cirurgias, aplicação de flúor (para crianças), entrega de kits de higiene bucal para pacientes agendados e sorteio de brindes a usuários e funcionários.

Todos os pacientes da Sorrir são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para consultas, exames e procedimentos com dia e horário previamente agendado. ?O usuário não precisa chegar na porta da unidade e pernoitar para conseguir uma vaga porque o atendimento é sistematizado. Em média, realizamos cerca de 4.500 atendimentos por mês e temos uma equipe de especialistas que atendem nos três turnos?, explicou o diretor-técnico da unidade, Fabrício Saraiva.

Ampliação dos serviços – A excelência no atendimento tem se tornado referência para que outros municípios e estados tomem o projeto da unidade de saúde como modelo. Para o Governo do Maranhão, a expectativa é ampliar os serviços da Sorrir no interior do estado, como anunciou o secretário estadual da Saúde, Carlos Lula.

?Mesmo com toda dificuldade atualmente no país, há um entendimento do governador Flávio Dino sobre a necessidade do atendimento em saúde bucal para a população do estado. Nossa resposta será a implantação de mais política pública. O Sorrir é símbolo de uma política de saúde que deu certo e será implantado em outras cidades, sobretudo porque é um sucesso na avaliação das pessoas?, afirmou.

O reconhecimento dos serviços prestados também foi direcionado à equipe que atua diretamente na gestão da unidade de saúde. Receberam placas em homenagem pela dedicação ao serviço público, o secretário de saúde, Carlos Lula; o diretor-técnico da unidade, Fabrício Saraiva; a diretora-clínica da unidade, Adriana Leal, e a supervisora-administrativa Crenilde Costa.

?Eu fiquei muito emocionada. Trabalho no Acqua desde 2016 e acompanho a Sorrir desde o início. Nós trabalhamos muito pra que continue prestando serviço de qualidade, ajustando o atendimento com avaliação constante dos usuários e a resposta é muito positiva?, disse Crenilde.

Para o diretor do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, os serviços prestados pela Unidade Sorrir trazem além do sorriso no rosto das pessoas a esperança em políticas públicas efetivas e de qualidade. ?É um alento para todos. O Sorrir reascende a resistência por direitos sociais e de fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Essa unidade é a segunda maior em atendimento público de saúde bucal no Brasil. Um orgulho para o país e para os maranhenses?, comentou.

Sorrir ? A unidade foi inaugurada em 28 de fevereiro de 2018. Oferece atendimento de urgência, referenciado e espontâneo, inclusive com serviço de diagnóstico de câncer bucal e presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado de 8h às 12h, ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, na capital maranhense.