contato@institutoacqua.org.br

Unidades na Capital maranhense se destacam com atendimentos especializados

18/05/2018

Referências em cirurgias pediátricas e gestação de alto risco, respectivamente, hospital e maternidade em São Luís se destacam por atendimento humanizado e infraestrutura única

Restabelecer a saúde de crianças com diversos tipos de doenças específicas dessa fase da vida e cuidar de futuras mães em gestação de alto risco exige experiência da equipe profissional e infraestrutura que dê segurança durante o tratamento. O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, ambas em São Luís (MA), se destacam por atender casos de alta complexidade e realizar procedimentos de referência logo nos primeiros anos de vida dos pequenos maranhenses. As duas unidades estão sob gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com 98 leitos e 7,9 mil cirurgias realizadas desde o início da parceria Acqua/SES, em maio de 2015, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos faz diversos tipos de intervenções cirúrgicas em pacientes de zero a 12 anos. Desde 2016, a unidade é a única no Estado que realiza cirurgias plásticas reparadoras em crianças com lábio leporino e fenda palatina de forma regular, com o apoio de equipe multiprofissional. Antes de estarem disponíveis na unidade, essas cirurgias só podiam ser realizadas em São Paulo.

Crianças da Capital e interior são referenciadas e, após o diagnóstico, realizam exames pré-operatórios. “Na verdade, o tratamento já começa logo após o nascimento da criança, quando oferecemos apoio psicológico e orientamos pais e familiares sobre a alimentação desses bebês. A primeira cirurgia ocorre aos seis meses de vida para corrigir a fissura do lábio e, com um ano de idade, para correção da fissura palatina”, explicou a cirurgiã buco-maxilo-facial da unidade, Ingrid Oliveira. No pós-operatório, os pacientes recebem acompanhamento de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras e cirurgiões que auxiliam na reabilitação.

Esse atendimento de referência ganhou reforço em agosto de 2017 com a ampliação dos serviços: o hospital passou a oferecer ortodontia para os pacientes na faixa etária de 2 a 14 anos submetidos ao procedimento de correção, o que também reduziu a fila de espera na rede pública de saúde.

O lábio leporino e a fenda palatina são doenças congênitas que surgem entre a segunda e oitava semanas de vida intrauterina. Os dois tipos de fissuras podem provocar má-nutrição, má-formação da dentição e dificuldades para a criança desenvolver a fala.

Neurocirurgias – Após a chegada do Instituto Acqua no Estado, instalações e equipamentos do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos receberam melhorias e a unidade passou a se destacar também na realização de neurocirurgias pediátricas de médio porte.

“A procura por esse tipo de procedimento é grande e acontece em nossa unidade de forma crescente. É um grande ganho para a população ter aqui uma assistência em procedimentos de alta complexidade. Contamos com um corpo clínico especializado na área com bastante experiência em doenças neurológicas, possibilitando à criança mais qualidade de vida pelo diagnóstico e tratamento precoces”, explicou Andrea Oliveira, diretora-administrativa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

Maternidade – Se o atendimento pediátrico conta com unidade especializada na Capital, a atenção à saúde materno-infantil possui a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão como referência na oferta de serviços para grávidas de alto risco. Com 182 leitos e 17,4 mil partos realizados sob a gestão Acqua/SES, a unidade se destaca pelo atendimento humanizado desde o pré-natal até o pós-parto e possui a primeira UTI Materna da rede pública do Estado.

Samylla Costa foi uma das pacientes que se surpreendeu com a maternidade. Grávida de gêmeos prematuros, a jovem contou que seus bebês tiveram de ficar internados na UTI Neonatal logo após o parto. “Fiz consultas e exames dentro do tempo normal, mas, quando completei sete meses, a ultrassonografia mostrou que um dos bebês estava em sofrimento. O parto cesariano foi agendado para o dia seguinte e os bebês nasceram prematuros, com baixo peso. Encaminhados para a UTI Neonatal, eles apresentaram evolução e foram muito bem atendidos”, disse.

A mãe de Luan e Lucca destacou a atenção de cada profissional envolvido no seu atendimento durante o período de internação. “Se meus bebês pudessem falar, agradeceriam aquelas tias que trocaram suas fraldinhas quando estavam sujos (técnicos de enfermagem); os tios que deram suas dietinhas ainda na sondinha ou na chuquinha; os que ajudaram a mamãe a dar de mamar; as que deram os primeiros banhinhos e os que passavam manhã, tarde e noite com seus estetoscópios pra saberem se eles estavam bem (pediatras), entre tantos outros profissionais. Sem eles nossos filhos não estariam aqui conosco”, ressaltou Samylla. Ao longo de três anos, a unidade realizou 24,5 mil internações, 170,7 mil consultas médicas e 145 mil consultas multiprofissionais.