contato@institutoacqua.org.br

Universidade Cidadã semeia futuro de jovens que sonham com sucesso profissional

14/12/2017

Com aulas no espaço Casa1, república de acolhimento LGBT, curso preparatório gratuito determina como será o amanhã de jovens a partir do Exame Nacional do Ensino Médio

No Brasil de tantos sotaques, é o fonema que define a condução da fala. Trata-se da pronúncia exata e ruidosa, do incômodo para alguns, do charme para outros. Nesse mesmo Brasil de tantos sons, cores e culturas, há jovens que cochicham sobre o que farão da vida. Cada um a seu modo, com suas particularidades, seus problemas e anseios. Mas a fase tão aguardada por muitos, o pré-vestibular, parece estorvar mais do que qualquer fonética. Esse período independe de diferenças. É comum. Afinal, qual carreira seguir? Com esse questionamento, nove jovens paulistanos se prepararam para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, a partir de aulas do projeto Universidade Cidadã, que oferece curso preparatório gratuito – iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Noctuam Educação.

O curso abordou as disciplinas exigidas pelo ENEM e contou com várias ferramentas para ampliar o aprendizado, como material didático exclusivo, palestras com profissionais e simulados, entre outros recursos. "Trabalhamos em sala de aula com a temática do bullying semanas antes do ENEM. Os alunos realizaram redações e fizemos correções em conjunto. De certo modo, esse trabalho ajudou para que eles não sentissem o peso do tema deste ano, que foi sobre os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Ficou mais fácil para eles desenvolverem", explica Nathaly Soares Silva, professora de linguagem e redação.

Ítalo Gurgel, 26 anos, é um dos estudantes que realizaram a prova. Para ele, há grande expectativa. "Adorei o curso aqui na Casa1, os professores são animados, deixam a gente à vontade, e aprendi muito além do que via na escola. É como clarear e expandir o pensamento. Fiz o ENEM e agora estou aguardando. Mas devo muito ao projeto. Pretendo fazer engenharia na Universidade Federal do Grande ABC", comenta.

O Instituto Acqua contou neste ano com a participação da Casa 1, uma república de acolhimento para LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) que foram expulsos de suas casas. Fundado em 2015 por iniciativa do jornalista Iran Giusti, o espaço surgiu quando ele abriu as portas do seu apartamento para receber LGBTs que haviam sido expulsos de suas residências. Com o aumento da procura, o jovem percebeu a necessidade de um local maior e, junto com o estudante de relações públicas Otávio Salles e outros parceiros, buscou financiamento coletivo por meio de uma plataforma online. Com a iniciativa, eles arrecadaram R$ 112 mil e alugaram um sobrado no bairro Bela Vista (SP).

Além de república de acolhimento, a Casa 1 é um centro cultural e educacional. O curso preparatório do projeto Universidade Cidadã iniciou em junho nesse mesmo espaço. Para integrar a ação, prioriza a participação de pessoas de baixa renda que farão o ENEM, mulheres chefes de família sem trabalho, pessoas da comunidade LGBT, pais e mães solteiros que tenham a guarda de filhos menores de 18 anos, responsáveis legais de pessoa com deficiência física ou mental e indígenas, além de considerar critérios de raça para a seleção dos alunos.

Danilla da Silva Tavares, 21 anos, observou um cartaz fixado na parede da Casa1 indicando as aulas do curso pré-vestibular. Ela não apenas efetuou a matrícula, como também levou uma amiga para integrar os estudos. "Meu foco é cursar psicologia na Unifesp, ou quem sabe entrar no Mackenzie, mas sem dúvida esse curso do Universidade Cidadã montou uma boa base pra mim. Me sinto bem à vontade com os professores e percebi o quanto avancei desde que comecei a estudar aqui", pontua.

Aliar a vontade desses jovens com a oportunidade de ofertar cursos de alto nível é o ponto de partida sugerido pelo Acqua e efetivado pela Noctuam.