contato@institutoacqua.org.br

UTI Materna faz 1.862 procedimentos e atende 276 gestantes de alto risco em nove meses

14/12/2017

Com infraestrutura única no País, ala recebe casos graves encaminhados para a Maternidade Marly Sarney, unidade de referência em São Luís (MA)

Primeira do gênero na rede pública de saúde do Maranhão, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Materna realizou 1.862 procedimentos desde sua inauguração, em 28 de março deste ano. Instalada na Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), o local tem oito leitos e estrutura para atender pacientes obstétricas graves nos períodos pré, intra e pós-parto, com doenças próprias da gravidez ou nela intercorrentes e que necessitam de internação em regime de cuidados intensivos.

Neste ano a UTI Materna atendeu 276 mulheres encaminhadas pelo Sistema de Regulação de Leitos Obstétricos da Secretaria de Estado da Saúde, que assegura a transferência das gestações de alto risco para a maternidade, unidade de referência para esses casos.

Plantonistas especialistas em terapia intensiva e gineco-obstetras atuam no local, além de uma equipe de enfermagem especializada. A ala também conta com o apoio de médicos especialistas, como cardiologista, anestesiologista, cirurgião geral, neurologista, infectologista, fisioterapeuta e psicólogo. Esses profissionais realizaram 180 procedimentos cirúrgicos e 563 exames no ano, entre ecocardiograma, eletrocardiograma, tomografia, raio-x e ultrassom.

Além do corpo clínico, a UTI Materna também se destaca pela qualidade dos seus equipamentos: é a única da rede pública estadual com um sistema de monitorização da situação clínica de cada paciente via celular. “Com esse sistema a equipe médica pode acompanhar os sinais vitais e toda a hemodinâmica de cada mulher. É um investimento que permite melhor fiscalização e manejo da paciente”, explicou André Rossano, coordenador da UTI Materna.

A infraestrutura disponibilizada possibilitou o atendimento de casos como o de Nataliene Soeiro, 31 anos. Em maio ela deu entrada na unidade com pré-eclampsia, complicação da gravidez caracterizada pelo aumento da pressão arterial, o que obrigou o parto imediato do seu primeiro filho.

Graças ao rápido atendimento, Isaac nasceu saudável, com 3,5 quilos. “Para nós, como profissionais, é muito bom trabalhar em uma estrutura como essa, porque a gente acumula uma experiência muito grande por conta desse ineditismo. É uma das poucas estruturas do País dedicada somente ao cuidado com a mãe”, afirmou o médico intensivista Manoel Benício.

 

Foto: Julyane Galvão/SES