contato@institutoacqua.org.br

UTI Pediátrica Cardiológica é inaugurada no Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís (MA)

03/07/2018

Unidade tem capacidade para realizar 15 cirurgias mensalmente, com atendimento especializado em patologias cardíacas para crianças de zero a 14 anos

Garantir o atendimento pediátrico especializado e humanizado a crianças com patologias cardíacas congênitas. Com esse objetivo, o Governo do Maranhão e o Instituto Acqua inauguraram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica Cardiológica no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), na manhã desta terça-feira (3/7).

O evento contou com a presença do governador Flávio Dino, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, da subsecretária de Estado da Saúde, Karla Trindade, e do diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, entre outras autoridades.

“De todas as políticas públicas, a saúde é a que demanda mais atenção porque lidamos com situações de pessoas entre a vida e a morte. Os serviços oferecidos nessa área testam o espírito humanitário, o sentimento e a empatia dos profissionais de saúde", destacou o governador Flávio Dino.

A unidade conta com nove leitos de UTI para cardiopatas pediátricos e oito de enfermaria para retaguarda e tem capacidade para realizar, mensalmente, 15 cirurgias de crianças de zero a 14 anos. “Temos atualmente no Maranhão, em média, 300 crianças em fila de espera para cirurgia cardíaca e ainda não tínhamos uma UTI especializada nesse tipo de tratamento. As que existem são mistas e não conseguem dar vazão para o atendimento a um número tão grande de crianças”, afirmou a cardiologista e coordenadora médica da UTI, Natália Moreira.

“O Maranhão tem se tornado referência de coisas boas. Ainda nesta semana faremos a primeira cirurgia na UTI, e a gente entende que não há serviço de saúde sem que o tratamento disponibilizado seja humanizado, com carinho e amor, além de gratuito e com qualidade”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a inauguração.

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, destacou o diferencial do Maranhão em comparação com o atendimento em saúde oferecido no município de São Paulo, bem como o sucesso da parceria entre o Acqua e o Governo do Estado.

“Nestes três anos temos acompanhado a prioridade do Governo do Maranhão em relação às políticas públicas de saúde, com a abertura de mais serviços hospitalares, na contramão do que vem acontecendo no resto do País. O município de São Paulo tem orçamento quatro vezes maior que o Estado do Maranhão e aqui a quantidade de abertura de leitos é bem maior. Isso é motivo de orgulho para o Estado e para nós por sermos protagonistas desse momento histórico junto ao povo maranhense”, disse Ronaldo Querodia.

Atendimento humanizado – A ambientação da nova UTI Pediátrica Cardiológica, com decoração temática e brinquedoteca, foi projetada para oferecer um espaço de acolhimento e humanização aos pacientes e familiares. As crianças internadas serão acompanhadas por equipe multiprofissional 24 horas por dia.

Composta por equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, a nova ala vai contribuir para a diminuição da taxa de mortalidade das crianças cardiopatas no Estado.

O cirurgião cardíaco-pediátrico Vinícius Nina explicou que a cardiopatia congênita exige cirurgias complexas. “Oito entre cada mil crianças nascem com má formação no coração, como sopro, inversão e dificuldade de comunicação entre os dois lados, e tudo isso precisa de tratamento cirúrgico. Cerca de 50% delas precisam de tratamento no primeiro ano de vida, que será oferecido aqui, com tecnologia avançada para a realização de ecocardiograma e cateterismo, entre outros procedimentos.”