contato@institutoacqua.org.br

Ação de acolhimento e autocuidado encerra Setembro Amarelo na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

30/09/2020

Atividade contou com mediação de psicólogos da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Momento de música e diálogo marcou o encerramento da programação do Setembro Amarelo na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís, na última semana. Psicólogos e equipe de coordenação de enfermagem visitaram os diferentes setores da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) com girassóis, bombons e mensagens de motivação.

A iniciativa teve objetivo de sensibilizar sobre o suicídio e formas de prevenção. Na terça-feira, 22, a equipe dialogou com os colaboradores. Na quinta, 24, foram os pacientes e acompanhantes que receberam a visita. Em cada setor, os psicólogos entravam cantando a música “É preciso saber viver”, do grupo Titãs, que, entre os versos, diz: “é preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer, é preciso saber viver”.

“Esse saber viver inclui o autocuidado, que é importante para a saúde mental, olhar para o colega ao lado também. Pedimos aos funcionários e pacientes que escolham uma frase motivacional retirada da cestinha e falassem sobre seus sentimentos. A abordagem humanizada contribui para que possamos dialogar, sem tabus, sobre suicídio e identificar os fatores de risco e protetivos”, comentou a coordenadora de enfermagem da maternidade, Nayra Karolyne Magalhães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *