contato@institutoacqua.org.br

Ação no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) leva informação e cuidados sobre prevenção ao câncer de mama

18/10/2019

Com o tema “Transforme seu amor próprio em cuidado e prevenção”, usuários e profissionais da unidade de saúde participaram de consultas, exames e orientações

Na manhã de quinta-feira (17/10), o canto do Coral Vozes da UNABI, projeto da Universidade Estadual do Maranhão, espalhou pelos corredores do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), canções conhecidas da música popular brasileira. O grupo musical abriu a atividade que integra a programação da campanha Outubro Rosa na unidade de saúde.

Canções de Gilberto Gil, Assis Valente, João do Vale, entre outros compositores, foram atraindo para os corredores pacientes que estavam nos quartos das enfermarias, estagiários e também os profissionais, como a auxiliar de faturamento, Claudionete Ferreira. “É muito bom quando um grupo musical vem se apresentar aqui, promover alegria aos pacientes e acompanhantes e entender que a campanha não é só falar sobre a doença”, disse.

Formado por um grupo de idosos, o coral entusiasmou pacientes a cantar junto, levando alegria e disposição para quem está em tratamento no hospital. O paciente Miguel Saturnino Ferreira, 71 anos, foi um deles. “A gente se sente animado. Dá um alívio na rotina”, expressou. Alegria compartilhada também pela lavradora Maria da Glória, 52 anos, que acompanha a filha em tratamento no Carlos Macieira. “Ah, é muito bonito, muito importante ter esse momento porque alegra mais o coração da gente e dos pacientes”, disse.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Dr. Carlos Macieira mantém junto com a assistência em saúde o cuidado dos profissionais em promover atenção humanizada com atividades planejadas por uma Comissão de Humanização. “A ação, além da música, teve o objetivo de oferecer um momento de cuidado com as mulheres e levar informações sobre formas de prevenção ao câncer de mama”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, Nubiana Pinheiro.

Prevenção – A atividade no hospital contou com a colaboração de estudantes do curso de Nutrição da Universidade Ceuma e do curso de Serviço Social da Faculdade Uninassau. Os alunos montaram um estande com informações sobre como realizar o autoexame e orientações nutricionais para a prevenção do câncer de mama.

Entre as recomendações nutricionais, a principal é o consumo de alimentos com antioxidantes, como frutas, verduras e legumes que possuem alta concentração de vitaminas A, C ou E, além de minerais. Frutas avermelhadas, feijão e lentilha, alho, castanhas e azeite de oliva extra virgem devem sempre estar na lista de compras para quem deseja se prevenir contra a doença.

Serviços especializados, como consultas e exames, também foram oferecidos durante a ação com atendimento de mastologistas e enfermeiros. Ao todo, foram oferecidas 40 consultas médicas e 60 exames preventivos. Luana Carvalho Pereira, 23 anos, participou dos atendimentos. “A gente tem que aproveitar essas oportunidades. Fui informada que teria essa ação e eu vim aqui fazer meus exames e o preventivo e está tudo bem com a minha saúde”, disse Luana.

A ação contou ainda com a participação de uma consultora de beleza que ofereceu dicas de maquiagem para as funcionárias.

Outubro Rosa – A campanha é realizada em todas as unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão como forma de divulgar as informações sobre prevenção ao câncer de mama. O encerramento da programação no Hospital Dr. Carlos Macieira acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, com palestras temáticas oferecidas pelo grupo Saúde e Vida em parceria com a Associação Paulista de Medicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *