contato@institutoacqua.org.br

Ação Social do Instituto Acqua leva serviços odontológicos a gestantes e puérperas em São Luís (MA)

31/05/2022

Atividade foi realizada pelo Sorrir Ponta do São Francisco em parceria com a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão; Atendimentos odontológicos com orientação e profilaxia foram realizados pelo Sorrir Móvel

As gestantes e puérperas em atendimento na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, tiveram programação diferente nesta terça-feira (31/05). A ação encerra as atividades do mês de maio, em comemoração ao Dia das Mães. Atendimentos odontológicos foram realizados pelo Sorrir Móvel, ônibus adaptado com consultórios para atender a população. Além dos atendimentos odontológicos, a equipe de enfermagem realizou aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Entrega de brindes e kits de higiene bucal também foram destinados a cada paciente. A Atividade foi realizada pelo Sorrir Ponta do São Francisco em parceria com a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. Casos de pacientes que necessitam de atendimento especializados foram encaminhados para unidades do Sorrir Centro e Ponta do São Francisco, gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Safira Mel de Brito dos Santos, 20 anos, comentou a experiência de ter vários serviços específicos para a gestante. “Amei essa experiência, é diferente, e é a primeira vez que vejo esse atendimento em maternidade pública, hoje vim somente para consulta e poder ter esse momento é maravilhoso”, detalhou uma das puérperas atendidas durante a ação social.

Thiago Fernandes, secretário de Estado da Saúde, destacou a alegria em realizar a ação para as gestantes. “É importante que as gestantes tenham noção da importância da saúde bucal durante a gestação. E é esse o apoio que o estado do Maranhão tem que realizar, pois o pré-natal odontológico é um dos indicadores da atenção e nós precisamos estender nossas mãos aos municípios”.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, lembrou da importância em ofertar serviços gratuitos. “Nossa missão é cuidar das gestantes. Por isso, as equipes do Sorrir Móvel, Sorrir Ponta do São Francisco e MACMA estão de parabéns, em sempre ofertar um serviço de qualidade e possibilitar a cada mulher um dia de cuidado”, comentou.

A paciente Iasmin Adrielle dos Santos, 26 anos, declarou em forma de poema a importância do trabalho desenvolvido na MACMA. “Quando coloquei os pés dentro dessa maternidade estava insegura e com medo de dar certo, mas Deus me deu força para lutar até o fim e não desistir. Agradeço primeiramente a Jesus pelo o que fez em minha vida por ter usado estes médicos, equipe de enfermagem da UTI e centro Cirúrgico, para salvar a minha filha”, relatou.

A diretora clínica do Sorrir Ponta do São Francisco, Mariana Braide, pontuou sobre o pré-natal odontológico que é de extrema importância para as gestantes. “Queremos desmistificar a ideia de que não pode ter atendimento durante a gravidez. Então estamos oferecendo serviços odontológicos, e de beleza, para que essa gestante possa se sentir bem e ter a sensação de cuidado”, explicou.

Visita à unidade – Durante a ação social, o secretário de Estado da Saúde conheceu as instalações da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). O roteiro da visita foi iniciado pela sala da tomografia. O local dispõe de moderno aparelho de tomografia computadorizada multi-detectores, à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Thiago Fernandes conheceu ainda a sala de apoio à amamentação, local destinado ao incentivo ao aleitamento materno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *