contato@institutoacqua.org.br

Ações do Setembro Amarelo são realizadas nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão

28/09/2021

Palestras marcaram ações das Policlínicas em Presidente Dutra e Santa Inês, Unidade Sorrir, em Presidente Dutra, além da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís – todas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Com a iniciativa de prevenir e combater o suicídio, foram realizadas atividades para profissionais e pacientes nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão. Na Policlínica Santa Inês, as atividades aconteceram durante os dias (09 e 23/09), com a temática, ‘setembro amarelo: cada sentimento importa’. “Esse tema é extremamente importante a ser discutido, uma vez que existem muitas questões para desmistificar, seja cultural ou religiosa, mas é importante levar o tema a debate e aconselhar, incentivar para que a gente tenha entendimento e saiba reagir a essas ações”, declarou a nutricionista Cícera Aquino.

Na Policlínica Presidente Dutra, as ações foram realizadas durante os dias (13, 20, 24 e 27/09). Os temas “Nutrição na Saúde Mental: Alimentos que combatem a depressão e ansiedade; Depressão, autolesão e suicídio; Maneira de reduzir a ansiedade e Sinais de alerta do suicídio – Quais são e como tratar? ”, foram abordados por profissionais que em cada dia destacou um tema na Policlínica.

No dia (17/09) o Centro Odontológico Sorrir, em Presidente Dutra, realizou palestra para profissionais com o tema “rompendo o silêncio e preservando vidas”. Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, foi realizada palestra com tema “Suicídio, falar sobre também previne”, no dia (22/09). Na ocasião o psicólogo, Victor Santos, destacou a importância de buscar ajuda. “Precisamos quebrar alguns fatores limitantes que são os paradigmas e preconceitos e o setembro amarelo veio para isso, é mais do que importante fazermos essa orientação, esse acolhimento. É fundamental que tenhamos mais momentos que não seja somente em setembro, mas que possa ser trabalhado durante todo ano”, pontuou. Durante a tarde, os psicólogos da maternidade fizeram ação nas enfermarias, destacando a importância da busca em atendimento e apoio familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *