contato@institutoacqua.org.br

Acqua capacita CCIH´s em evento online e reforça educação continuada no combate à Covid-19

23/06/2021

Evento reuniu representantes de unidades de saúde administradas pela organização para debater experiências frente ao combate à pandemia junto às Comissões de Controle de Infecção Hospitalar

O Instituto Acqua realizou na última terça-feira (22/06) evento online que reuniu profissionais das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH´s) de unidades de saúde administradas pela organização em três estados do Brasil. O objetivo foi proporcionar a integração entre os núcleos de diferentes iniciativas, criando e fortalecendo canais de comunicação entre as equipes, além da oportunidade de aprendizado com base nas experiências.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento foi realizado via plataforma virtual. Maria Helena Machado Cardoso é enfermeira há dois anos no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), e elogiou a atividade. No entendimento dela, a troca de saberes, socialização e discussão das experiências cotidianas da pandemia é algo fundamental para o desenvolvimento dos protocolos implantados.

Reijane de Cássia Ferreira de Andrade, enfermeira da Maternidade Benedito Leite, participou de São Luís (MA). “Agora que nos conhecemos, vamos poder compartilhar dúvidas, protocolos e fluxos de trabalho. Através dessa troca, acredito que irei melhorar as ações da CCIH na maternidade que trabalho. Como estamos ainda em pandemia, fluxos e protocolos mudam a todo instante”, explicou.

Já Luisa Gasperazzo Vigna é enfermeira no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves – Himaba, que fica em Vila Velha (ES). A unidade de saúde está sendo administrada pelo Acqua desde abril e a integração auxilia para estreitar relações. A enfermeira concorda com o ponto levantado pelas companheiras. “Acredito que estamos vivenciando um momento único e difícil no país com o enfrentamento da pandemia desde o ano passado. Essa troca de experiências e vivências é extremamente enriquecedora na nossa área, visto que algumas instituições de saúde têm realidade bem parecidas e o mesmo modelo de gestão do Instituto Acqua”.

O evento foi mediado pela enfermeira e consultora técnica do Instituto, Luana Gil, que possui mais de 15 anos de experiência na área de consultoria da saúde pública e privada. De acordo com ela, a troca de vivências é a ponte para uma rede fortalecida e padronizada. Samir Siviero, diretor-presidente do Acqua, participou da abertura do encontro e afirma que o objetivo é intensificar encontros virtuais, sem substituir as formações in loco, que já são política consolidada da organização. “Educação continuada é marca do nosso trabalho. Eventos online se provaram eficazes nesta pandemia e servirão não apenas para romper as barreiras impostas pela distância, mas oferecer novas formas de capacitar e sensibilizar”, pontua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *