contato@institutoacqua.org.br

Acqua e Governo do Espírito Santo assinam contrato para gestão do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves – HIMABA, em Vila Velha

07/04/2021

Referência estadual para cirurgias cardíacas pediátricas, hospital passa a ser gerenciado pelo Instituto em 16 de abril

No início da tarde desta quarta-feira, 7 de abril, data marcada pelo Dia Mundial da Saúde, Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, e Nésio Fernandes de Medeiros Junior, Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, participaram de assinatura do contrato de administração para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves – HIMABA, em Vila Velha. A partir de 16 de abril, o Instituto passa a gerenciar a unidade – referência estadual em cirurgias cardíacas pediátricas.

Durante duas semanas, equipes do Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SESA) integram transição do trabalho. A proposta do Instituto Acqua junto à SESA é aprimorar o atendimento à população por meio de metas. Dessa forma, o novo modelo de gestão vai ser implementado em curto período. “O HIMABA é um importante equipamento que merece gestão comprometida com o avanço. Nossa política administrativa, já presente há 22 anos em várias áreas, será implementada para tornar a unidade de saúde um espaço confiável, eficiente e com equipes capacitadas. O trabalho já começa com metas elaboradas e o reforço diante da humanização, marca de nossa administração. Agradecemos ao Governo do Estado e Secretaria Estadual da Saúde pela confiança”, pontua o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero.

O HIMABA foi inaugurado em 04 de abril de 2002 com 08 leitos de pediatria e 05 leitos de UTIN. Entre 2003 a 2008 houve a inauguração do ambulatório de especialidades pediátricas, ampliação dos leitos de UTI Neonatal para 25 leitos, ampliação da enfermaria de pediatria para 51 leitos, inaugurações do banco de sangue, centro cirúrgico, centro diagnóstico, pronto socorro, UTI pediátrica, banco de leite, sala de recreação e maternidade. Mantém ainda equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas clínicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Atualmente a unidade conta com 177 leitos, sendo a maternidade com 36 leitos, 49 de UTI neonatal e 8 leitos de UTI pediátrica. Em breve haverá ampliação, em espaço anexo ao hospital, de setor destinado apenas a atender casos de Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *