contato@institutoacqua.org.br

Acqua e Governo do Maranhão entregam Centro de Hemodiálise em Pinheiro (MA)

04/08/2020

Com novo serviço, pacientes evitam deslocamento de até 4 horas para realizar sessões de diálise na capital; diretora-executiva do Acqua, Paula Assis, integrou cerimônia virtual de inauguração junto ao Governador Flávio Dino e demais autoridades

O Governo do Maranhão e o Instituto Acqua entregaram, nesta terça-feira (04/08), o Centro de Hemodiálise de Pinheiro. O novo serviço atenderá pacientes com insuficiência renal aguda da baixada maranhense e litoral ocidental que necessitam realizar diálise. Atualmente, um paciente que reside em Pinheiro ou cidades da região leva em média quatro horas durante o trajeto para realizar a sessão de diálise e garantir prosseguimento no tratamento. A solenidade virtual de entrega do novo Centro de Hemodiálise contou a presença do governador do Estado, Flávio Dino; da diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, do secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, além de deputados estaduais, federais, senadores e representantes do judiciário.

Na mesa virtual de inauguração, o governador Flávio Dino falou da importância da obra para a região da baixada maranhense. “Estamos aqui cumprindo e executando o que diz a Constituição. Ela consigna como direito social: a saúde e o lazer. É isso que estamos hoje implementando, executando e assegurando políticas públicas vitais para que possamos fazer com que os direitos declarados sejam usufruídos na prática por toda a cidadania da baixada maranhense. O Centro de Hemodiálise representa essa conquista”, disse.

Uma sessão de hemodiálise prevê cerca de 15% do trabalho dos rins. A duração aproximada de cada sessão é de quatro horas e o paciente com Insuficiência Renal Crônica (IRC) habitualmente necessita de três sessões por semana. Hemodiálise é o procedimento realizado por meio de máquina que filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina

Estrutura – O novo Centro de Hemodiálise de Pinheiro funcionará ao lado do Hospital Regional Dr. Jackson Lago. A obra é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Governo (Segov), Infraestrutura (Sinfra) e Saúde (SES). Ao todo serão 40 cadeiras destinada às sessões de diálise. De acordo com a direção do Centro, a média pode chegar a 200 atendimentos ao mês. O local conta com sala de estabilização, farmácia, recepção, sala de realização das diálises, entre outros.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, destacou a gestão em mais um projeto inaugurado no Maranhão. “Estamos há 21 anos fazendo gestão de grandes projetos. Hoje, expandimos e estamos atuando em várias regiões do Brasil. O Centro de Hemodiálise é mais uma continuação da gestão do Acqua em prestar serviço com excelência e qualidade técnica. Continuaremos ofertando assistência humanizada e com profissionais empenhados em cuidar das pessoas”, afirmou.

O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, ressaltou a parceria com o Governo do Estado e lembrou a importância do trabalho desenvolvido no Regional Dr. Jackson Lago. “É um momento para agradecer ao Governo por ter colocado o Hospital Regional de Pinheiro em funcionamento. O Centro de Hemodiálise era uma reinvindicação antiga. As pessoas saíam daqui de Pinheiro três vezes por semana para São Luís. Agora imagina alguém que vem de Carutapera – distante 350 km de São Luís. Esse serviço vai amenizar a dor das pessoas nesse momento difícil de realização de sua diálise”, disse.

Realidade – Willian Mendes Araújo, 52 anos, natural de Pinheiro, relatou como era a rotina de deslocamento até São Luís para a realização da diálise. “Realizo diálise há dez anos. Saía de casa às 4h30 da manhã e chegava em casa quase meia noite. Era difícil e agora tenho o tratamento na minha porta. Vai melhorar minha qualidade de vida, terei longevidade. Essa obra é tudo para a gente”, expressou um dos pacientes que serão beneficiados com o novo Centro de Hemodiálise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *