contato@institutoacqua.org.br

Acqua e Governo do Maranhão inauguram UTI Neonatal e Ambulatório de Oftalmologia

10/09/2020

Dez novos leitos de UTI Neonatal na Maternidade Benedito Leite e ambulatório de oftalmologia instalado no Hospital Dr. Carlos Macieira, ambas unidades em São Luís, serão referências para a rede estadual

O Instituto Acqua e o Governo do Maranhão entregaram nesta quinta-feira (10/09) dez novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Benedito Leite e o ambulatório de oftalmologia do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), ambos em São Luís (MA). Os dois novos serviços integram a expansão, qualificação e aprimoramento da rede pública de saúde. As duas unidades estão sob gestão do Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A cerimônia virtual de inauguração contou com a presença do governador Flávio Dino, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, da diretora-executiva do Acqua, Paula Assis, além de deputados, secretários de estado e demais autoridades.

Flávio Dino destacou os avanços na área da saúde. “Desde que aqui chegamos tivemos a coragem de ampliar a rede de hospitais regionais e macrorregionais, virtudes demonstradas nessa terrível crise sanitária vivida, a maior da nossa história. Essa coragem fez com que essa rede tenha sido vital para manutenção da vida e da saúde de milhões de pessoas. Ampliamos, ainda, os leitos de UTI em todos os hospitais regionais, além de incremento de unidades novas. Por isso, nesse mês de setembro temos as entregas já feitas hoje e as vindouras”, pontuou o governador do Maranhão.

A diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, lembrou os benefícios para a população com a entrega dos novos serviços.  “A inauguração da UTI Neonatal na Maternidade Benedito Leite é mais uma ferramenta com a qual o Acqua, ao lado do Governo do Maranhão e SES, utiliza para contribuir com a redução dos índices de mortalidade neonatal. Estamos entregando também mais um serviço de referência no HCM que vai beneficiar a população que tanto necessita desse tipo de atendimento”, pontuou.

UTIN – A UTIN da Maternidade Benedito Leite  vai atender bebês que necessitam de atendimento de alta complexidade (leitos de UTINeo). Atualmente, os recém-nascidos são transferidos para a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) ou para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

Além da entrega dos novos leitos, os projetos Primeiro Olhar e Pequeno Maranhense, iniciativas idealizadas pelo Acqua, retomam as atividades na próxima semana. O projeto Primeiro Olhar oferece às mães o primeiro registro fotográfico, feito em estúdio montado dentro da maternidade, e entregue em um encarte com informações sobre o nascimento da criança.

Além desta iniciativa, o Acqua entregará o kit Pequeno Maranhense – uma bolsa com itens de higiene pessoal para os primeiros cuidados com o recém-nascido. A ação tem como objetivo estimular a realização do pré-natal na atenção básica, além de ofertar dicas de cuidados para os primeiros meses de vida do bebê. Além disso, a iniciativa fortalece o compromisso integrado da rede municipal e estadual e a importância do trabalho humanizado, acolhendo não só as mães, mas crianças e familiares.

Ainda na manhã desta quinta-feira, Paula Assis acompanhada da enfermeira e responsável técnica do Instituto Acqua, Analamacia Brito, e do diretor técnico da Maternidade Benedito Leite, Manoel Pimentel, deram as boas-vindas às novas equipes que atuarão na UTIN da unidade de saúde. Durante a conversa com os novos profissionais, foi lembrada a importância do novo serviço e da realização de atendimento humanizado com práticas assistenciais voltadas para a valorização da vida.

Oftalmologia – O serviço ambulatorial de oftalmologia do Hospital Dr. Carlos Macieira vai oferecer consultas, exames e cirurgias. Na lista dos exames estão biometria ultrassônica, campimetria computadorizada, mapeamento de retina, retinografia colorida, curva tensional diária, ultrassonografia ocular, paquimetria ultrassônica, gonioscopia, tomografia de coerência óptica, ceratoscopia computadorizada e microscopia especular da córnea.

Com a inauguração, o HCM será referência ainda para cirurgias de catarata, glaucoma, pterígio, pálpebras, vitrectomia retiniana, aplicações de antivasogênico, fotocoagulação a laser e capsulotomia a laser. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. As terças-feiras foram destinadas para a realização de exames. O atendimento é voltado para adultos e crianças.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *