contato@institutoacqua.org.br

Acqua e Governo do Maranhão intensificam ações de combate ao coronavírus em Balsas e região

24/07/2020

Hospital Regional de Balsas, referência no atendimento a pacientes com a Covid-19, passa a contar com 18 leitos de UTI exclusivos para tratamento contra o novo coronavírus.; unidade de saúde é administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

Uma comitiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Instituto Acqua realizou visita ao município de Balsas na última quinta-feira (23/07). O Instituto Acqua, em parceria com a SES, mantém gestão do Hospital Regional de Balsas, referência no atendimento para a região Sul do estado a pacientes com a Covid-19. Em entrevista coletiva foram destacadas novas medidas de combate ao novo coronavírus, principalmente no município de Balsas. Na ocasião, a comitiva visitou ainda o Hospital de Campanha de Balsas.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou algumas das ações direcionadas para o enfrentamento à Covid-19 na região, que atualmente enfrenta o pico de casos da doença.  “Viemos à cidade de Balsas para trazer um pouco de força e acolhida aos municípios da região. Trazemos a ampliação do número de leitos de UTI, em 50%, além de mais quatro médicos que ficarão à disposição do município de Balsas para ampliação do escopo ambulatorial”, ressaltou.

O Hospital Regional de Balsas, que é referência para atendimento de casos graves da Covid-19 na região Sul, possui 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para tratamento da doença, com o acréscimo passará a oferecer 18 leitos de UTI.

“Em Balsas temos realizado o mesmo trabalho já desenvolvido em outras regiões do estado, onde o Acqua faz a gestão de unidades de saúde. Em parceria com o Governo do Maranhão e Secretaria de Estado da Saúde estamos juntos nessa guerra contra o coronavírus, buscando salvar mais vidas e comemorar cada vez mais altas”, pontuou a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis.

O gestor da Regional de Saúde de Balsas afirma que apesar da região estar passando pelo pico da pandemia, em relação às demais regiões do Brasil, o índice de mortalidade e internação é inferior. “Isso é fruto de um trabalho coletivo, unindo todas as esferas de poder e a sociedade. E os resultados estão aparecendo. Claro que sabíamos que iríamos chegar nesse momento, mais com a estrutura dos municípios, a área da atenção básica, com leitos leves e moderados, e o estado reforçando a estrutura de UTI no Hospital Regional, esta região ganha uma tranquilidade”, afirmou Giltarlã Araújo.

Integraram ainda a comitiva o secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius; o prefeito de Balsas, Erick Augusto, o diretor do Hospital Regional de Balsas, Eliabe Aguiar e demais autoridades da região.

Referência – O Hospital Regional atende os municípios que integram a Regional de Saúde de Balsas: Alto Parnaíba; Feira Nova do Maranhão; Formosa da Serra Negra; Fortaleza dos Nogueiras; Loreto; Nova Colinas; Riachão; Sambaíba; São Félix de Balsas; São Pedro dos Crentes; São Raimundo das Mangabeiras; Tasso Fragoso; e Balsas.

Fotos: Julimar Queiroz/SES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *