contato@institutoacqua.org.br

Acqua e Yamaha promovem oficina sobre conservação de instrumentos de sopro

15/08/2019

Atividade gratuita aconteceu na Sede do Instituto, que é Ponto de Cultura em Santo André (SP)

O Instituto Acqua e a Fundação Sopro Novo Yamaha promoveram na última quarta-feira (14/08) a Oficina de Manutenção e Cuidado com Instrumentos de Sopro. O evento, gratuito, aconteceu na Sede do Acqua, em Santo André (SP), que é Ponto de Cultura.

Cerca de 15 músicos e estudantes participaram da palestra com o luthier do Atelier da Yamaha, Luciano Alves. O profissional explicou não apenas os detalhes de limpeza e manutenção dos equipamentos, mas também a importância da tarefa para o músico e até os impactos sociais da falta de conservação.

“São dois pontos principais: a saúde do músico, que muitas vezes é deixada de lado, assim como a correta preservação do instrumento musical. As pessoas têm o hábito de cuidar da parte estética dos aparelhos, mas não possuem os devidos cuidados com a higienização”, defende Luciano. De acordo com o especialista, um instrumento sujo pode render 60% menos do seu potencial, além de oferecer riscos à saúde. Além disso, quanto menos um instrumento durar, mais rápido precisará ser substituído por um novo, gerando impactos ambientais por conta da extração de recursos da natureza, como madeira e metais.

Na plateia, músicos de diferentes instrumentos, níveis e idades. Wagner Nunes Galvão, professor de Geografia, sentou-se ao fundo e assistiu atento a palestra do luthier. Ele estuda trompete há um ano e soube da oficina por meio das redes sociais do Instituto Acqua. “Comprei meu trompete usado e venho estudando. Como estou começando e meu instrumento é de segunda mão, achei fundamental este tipo de conhecimento”, afirmou.

Parceria para educadores – A parceria entre o Instituto Acqua e a Fundação Sopro Novo Yamaha oportuniza também o Curso de Iniciação Musical por meio da Flauta, iniciativa que tem como objetivo capacitar educadores como multiplicadores do conhecimento. A nova turma começa os estudos neste sábado (17/08). Para saber mais: cursos@acqua.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *