contato@institutoacqua.org.br

Acqua inicia campanha de sustentabilidade no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

15/08/2019

Iniciativa “Adote um copo” tem objetivo de proporcionar conscientização sobre sustentabilidade e prevenção à saúde; ação integra política institucional do Acqua

“Adote um copo” é o tema da campanha permanente de sustentabilidade promovida pelo Instituto Acqua nas unidades de saúde com as quais gerencia em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão e escritório da instituição. Em São Luís, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) deu início à campanha com uma blitz educativa que percorreu as enfermarias na manhã da última quarta-feira (14/08), guiada pela equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Comissão de Humanização.

O grupo de palhaços voluntários do projeto Terapeutas do Riso participou da blitz garantindo descontração e alegria no intuito de sensibilizar os colaboradores do hospital. Nubiane Pinheiro, coordenadora do NEP na unidade de saúde, explica que a campanha é uma forma também de prevenção à saúde.

“A campanha tem o objetivo de reduzir o consumo de copos descartáveis na unidade e acreditamos que será um processo gradativo de conscientização dos colaboradores e, posteriormente, dos acompanhantes. Outro ponto positivo é que andar com o copo ou garrafinha ajuda na hidratação porque a pessoa, naturalmente, consome mais água”, falou Nubiane.

O hábito de levar a própria garrafinha já é uma prática da enfermeira Clacilda Saboia. “Sempre levo minha garrafinha de água para todos os lugares porque acho mais prático. Ainda mais em uma cidade de clima quente como São Luís. Levo e ainda recomendo aos meus colegas trazerem suas garrafas”, pontuou.

Com mensagens que sugerem alternativas de consumo de água no ambiente do trabalho, como a utilização de copos reutilizáveis ou canecas, os benefícios para hidratação dos rins e da pele, prevenção de doenças renais e a redução de custos, a blitz reforçou a máxima de que cuidar do planeta é cuidar da saúde.

Um copo plástico pode levar mais de 200 anos para se decompor na natureza. Mensalmente, o hospital consome mil pacotes com 100 copos plásticos. A blitz que inicia a campanha prossegue até dia 16 de agosto.

Para a técnica de enfermagem Gabriele Iasmim, a campanha é importante para gerar bons hábitos na unidade de saúde. “Eu sempre levo meu copo ou garrafinha para os lugares que vou. Ainda mais agora, com a gestação, busco sempre me hidratar. A campanha é um momento importante para conscientizar a todos os colaboradores”.

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, ressalta que a prática integra a política institucional que marcou a história de 20 anos da instituição. “Historicamente o Acqua mantém preocupação com as causas ambientais e já desenvolveu inúmeros projetos sustentáveis. Aliar essa prática de conscientização também na área da Saúde é reforçar o compromisso de todos com o equilíbrio ambiental. Incentivamos os funcionários para que eles possam replicar essas atitudes positivas”, pontuou.

Um comentário em “Acqua inicia campanha de sustentabilidade no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)”

  1. Gilvan disse:

    É de fundamental importância campanha como essa, faz com que os colaboradores do instituto Acqua Hcm, e concientizar aos nossos usuários a campanha na adoção de um copo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *