contato@institutoacqua.org.br

Acqua leva para o Hospital de Campanha de Parauapebas (PA) experiência de 21 anos

19/05/2020

Presente em quatro estados do País, instituição administra mais de mil leitos, conta com 8 mil funcionários e 15 unidades de saúde

O Instituto Acqua, organização social que assume a gestão do Hospital de Campanha de Parauapebas (PA) – construído pela Vale em parceria com a Prefeitura, mantém atuação em quatro estados do País, 9 municípios e está à frente de complexos hospitalares que são referências em diversas áreas, incluindo casos de Covid-19. Com 8 mil funcionários, a instituição é reconhecida pelos gestores públicos por atuar em 14 unidades de saúde (com o Hospital de Campanha será a 15ª unidade) e gerenciar mais de mil leitos.

Em cinco cidades maranhenses, com gestão de cinco maternidades (que somatizam a maior rede materno-infantil estadual), um centro odontológico, um centro de referência em neurodesenvolvimento, cinco hospitais e uma casa de apoio a crianças com microcefalia, o Acqua acaba de completar cinco anos no Maranhão. A gerência realizada no estado é uma das experiências mais emblemáticas na história do Instituto ao longo de seus 21 anos.

Na Capital maranhense, o Instituto administra um dos principais complexos hospitalares do estado, o Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. Do mesmo modo, o Acqua também é responsável por gerenciar a principal rede de cuidados especializados para crianças com problemas de neurodesenvolvimento no Maranhão. O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), instalado no Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, implementa política de humanização no atendimento e reabilitação de crianças com síndromes raras. Por meio da Casa de Apoio Ninar, articulação do Centro Ninar, equipe multiprofissional do Instituto qualifica os familiares das crianças para saber lidar com as necessidades de seus filhos. O espaço é referência para 50 cidades maranhenses e se tornou modelo de inclusão.

A boa impressão e o resultado do trabalho realizado pelo Acqua no Maranhão conferiram à instituição experiência em projetos de saúde. Os estados da Paraíba e Mato Grosso do Sul também receberam serviços do Instituto. Em dezembro de 2018, o Acqua inaugurou junto à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba um Centro Especializado em Reabilitação do Tipo IV na cidade de Sousa, a mais de 400 km da Capital. Em seguida, três Unidades de Pronto Atendimento do estado também passaram a ser administradas pelo Instituto: em Guarabira, Princesa Isabel e Santa Rita. Capacitações de profissionais, investimentos e plano de metas foram os primeiros passos implantados pelo Acqua nas unidades paraibanas até o final dos contratos.

O Instituto assumiu o Hospital Regional de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, há um ano. A gestão reativou leitos de UTI, ampliou a oferta de exames, apresentou novos procedimentos cirúrgicos e reforçou o atendimento humanizado. Em Dourados, no mesmo estado, o Acqua passou a gerenciar o Hospital Regional de Cirurgias.

“Para nós é motivo de orgulho chegar a Parauapebas. Sabemos da grande responsabilidade, mas acreditamos que a determinação e conhecimento de nossos profissionais, o suporte da Prefeitura e de toda equipe do Albert Einstein farão a diferença no combate ao coronavírus. Integrar essa história é mais do que trabalho, se trata de transformação”, afirma Samir Siviero, diretor-presidente do Acqua.

A Saúde de Parauapebas também conta com serviços técnicos de suporte do Hospital Albert Einstein. Consultores orientam medidas de enfrentamento à Covid-19 no município. O Einstein, que oferta experiência e prática de outras regiões, apoia a cidade na definição da estratégia organizacional para a otimização dos serviços ofertados nas unidades de saúde, incluindo o hospital de campanha, e seu funcionamento dentro de uma rede de serviços à população.

Área ambiental
Fundado em 1999, o Instituto Acqua firmou-se, à época, no Terceiro Setor nacional com programas socioambientais e de qualidade urbana. Promoção de seminários sobre saneamento básico e discussões de instâncias e fóruns regionais sobre causas ambientais eram atividades que o Acqua consolidava. Na área ambiental, ocupou protagonismo em várias pautas, sendo vice-presidente do Sub-Comitê de Bacias Billings Tamanduateí; Membro Titular do Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (SP) e Representante da Sociedade Civil no Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal do ABC e da Região Metropolitana de São Paulo.

Cultura e Educação
A partir de 2016, em Santo André, fideliza os serviços em imóvel mais amplo e estruturado para receber projetos culturais e educacionais. É neste espaço que nasceram importantes iniciativas do Acqua como a Feira Vegana do ABC, considerado o segundo maior evento do segmento na região metropolitana de São Paulo, além do Bazar VilaMundo de economia criativa, que incentiva artesãos, pequenos produtores e artistas regionais, bem como cursos de várias áreas.

A inauguração da sede cultural, em 2017, contou com a presença do jornalista Gilberto Dimenstein, idealizador do portal Catraca Livre – que se tornou parceiro do Acqua diante da iniciativa VilaMundo – uma plataforma que mapeia roteiros culturais gratuitos e/ou baratos em São Paulo e ABC Paulista.

Nos últimos três anos, o estímulo à economia criativa, empreendedorismo e a valorização da música brasileira marcaram as programações culturais do Instituto Acqua. O local recebeu diversos artistas como Andreas Kisser, guitarrista da banda Sepultura, Kleber Albuquerque, Nômade Orquestra, Lurdez da Luz, Everson Pessoa, Bocato, Duda Neves, Juçara Marçal, Kiko Dinuci, Suzana Sales, Marcia Cherubin, João Cristal, Michel Freidenson e outros.

O Instituto Acqua também atua na Educação frente ao projeto Universidade Cidadã, que disponibiliza curso pré-vestibular gratuito. As cidades de São Luís (MA), São Paulo (SP), Santo André (SP) e São Sebastião (SP) receberam a iniciativa. O programa educacional atende pessoas de baixa renda, mulheres chefes de família sem trabalho, pessoas da comunidade LGBT, pais e mães solteiros que tenham a guarda de filhos menores de 18 anos, responsáveis legais de pessoa com deficiência física ou mental e indígenas.

Veja em quais áreas o Acqua atua

4 estados, 9 cidades, 8 mil funcionários, 15 unidades de saúde

Maranhão
Gestão na área da Saúde:

São Luís
– Maternidade Nossa Senhora da Penha
– Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão
– Maternidade Benedito Leite
– Complexo Hospitalar Infantil Dr. Juvêncio Mattos
– Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar)
– Casa de Apoio Ninar
– Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir)
– Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira

Colinas
– Maternidade Humberto Coutinho

Balsas
– Hospital Regional de Balsas

Pinheiro
– Hospital Dr. Jackson Lago

Santa Inês
– Hospital Macrorregional Tomás Martins

Mato Grosso do Sul
Gestão na área da Saúde:

Ponta Porã
– Hospital Regional Dr. José de Simone Netto

Dourados
– Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados

Pará
Gestão na área da Saúde:

Parauapebas
– Hospital de Campanha

São Paulo
Gestão nas áreas da Cultura, Sustentabilidade, Educação e Social:

Santo André
– Feira Vegana do ABC
– Iniciativa VilaMundo/Catraca Livre
– Bazar VilaMundo
– Curso de canto coral
– Curso de yoga
– Curso de musicalização em flauta doce
– Curso de culinária vegana
– Curso de fotografia
– Curso de formação em jardinagem
– Clube da Jardinagem
– ABC das Artes
– Workshops e palestras sobre empreendedorismo
– Universidade Cidadã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *