contato@institutoacqua.org.br

Acqua promove treinamento para Comissão Interna de Acidentes de Trabalho do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

16/09/2019

Objetivo foi capacitar integrantes da comissão empossados em julho deste ano;  comissão tem a responsabilidade de atuar em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA) do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), participou na última quinta-feira (12/09) de treinamento promovido pelo Instituto Acqua, que gerencia a unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

De acordo com o supervisor de Segurança do Trabalho para o Instituto Acqua, Hilton de Castro Soares, o treinamento tem objetivo de orientar e esclarecer sobre as atribuições e prerrogativas dos funcionários do hospital que passam a ser reconhecidos como cipeiros, enquanto membros da CIPA.

“Os cipeiros quando exercem o mandato de integrantes da comissão de prevenção passam a ter uma atribuição muito importante na identificação, inspeção e planejamento de ações que vão garantir a diminuição de riscos e acidentes de trabalho. São os primeiros responsáveis em colaborar com as notificações e até interditar, se for o caso, uma ação perigosa ou feita de forma incorreta no ambiente de trabalho”, explicou Hilton Soares.

A CIPA tem como principal objetivo observar de forma contínua as condições de trabalho em todos os ambientes de uma empresa ou instituição e é regida pela Norma Regulamentadora 5, expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para detectar situações que apresentem qualquer tipo de risco à integridade física dos trabalhadores e planejar formas de garantir as normas de segurança, além de realizar investigações em caso de possíveis acidentes.

Integram a comissão do Hospital Dr. Carlos Macieira 30 profissionais da unidade de saúde, sendo 15 eleitos por meio de voto, incluindo o vice-presidente, e 15 por indicação da Administração, incluindo o presidente. A eleição aconteceu no período de 22 a 25 de julho, com a participação de 546 votos válidos. Os membros da CIPA foram empossados no dia 26.

No treinamento, os participantes receberam informações sobre os riscos ocupacionais, legislação trabalhista em acidentes de trabalho, comunicação de acidentes de trabalho, inspeção de segurança, campanha de segurança, equipamento de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC) e as formas de conduta na identificação de riscos, elaboração de plano de trabalho, mapa de risco e a realização de verificação.

A comissão interna tem exercício na função durante um ano, com reuniões ordinárias mensais e atribuições rotineiras. Para o presidente da CIPA, Neilson Furtado Leite, integrar a comissão é um compromisso com o ambiente de trabalho do qual faz parte. “Fiquei até surpreso pela indicação da direção. Como já exerci a função de presidente em outras situações, considero importante a função no cuidado com a prevenção de acidentes com responsabilidade e compromisso. Nosso papel é desenvolver e implementar programas de segurança e realizar periodicamente inspeções nos setores e garantir mais qualidade e melhores condições de trabalho”, afirmou.

O treinamento já foi realizado na Casa de Apoio Ninar e Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, na capital maranhense, e também no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e Hospital Macrorregional Tomás Martins, na cidade de Santa Inês. A próxima etapa de capacitação será realizada nas maternidades Benedito Leite e Alta Complexidade do Maranhão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *