contato@institutoacqua.org.br

Adorno Zero é tema de treinamento na Retaguarda Materna (MA)

08/04/2021

Atividade integra ações de capacitação na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais de Enfermagem da Retaguarda Materna Elisabeth Coelho Vaz, em São Luís (MA), participaram, na quarta-feira (07/04), de reforço nas orientações sobre a importância da ausência de adornos no trabalho da assistência dentro da unidade de saúde. Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o equipamento estadual recebe pacientes de três maternidades estaduais também administradas pelo Acqua, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha.

O treinamento foi direcionado para a importância de cumprir a regra, a partir das normativas e orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa, além de considerar informações sobre o porquê de evitar os adornos no ambiente de trabalho. Com cartazes coloridos e dinâmica, a equipe foi informada sobre quais adornos são proibidos, entre eles, brincos, cordões, colares, piercings expostos, relógios, crachás com cordão, alianças e outros adornos de uso estético. “O reforço na prática do Adorno Zero é importante para a prevenção das Infecções Relacionados à Assistência da Saúde, as IRA’s. Realizamos treinamentos periodicamente para reduzir e evitar esse tipo de infecção na unidade de saúde”, observou Joselma Romano, enfermeira da Retaguarda Materna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *