contato@institutoacqua.org.br

Ala Covid-19 do Himaba (ES) conclui atividades e passa a atuar como setor pediátrico

11/09/2021

Inaugurada em maio de 2021, unidade anexa ao Hospital infantil em Vila Velha, gerenciado pelo Instituto Acqua, deu suporte à rede estadual de saúde com tecnologia e humanização

Anexa ao Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), atualmente sob gestão do Instituto Acqua, a Ala Covid-19 concluiu as atividades e os 82 leitos agora terão nova função. Estruturada para atender a demanda por leitos durante um dos picos de contaminação da doença, no primeiro semestre deste ano, a instalação dará lugar ao atendimento pediátrico da instituição, atuando como extensão do setor de pediatria atual do Himaba, que entrará em reforma. A acomodação e os materiais utilizados no espaço já foram desinfectados.

O médico intensivista e coordenador médico da unidade, Juan Passos, lembra que a rápida atuação do Instituto Acqua na entrega da estrutura completa e tecnologia, com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, fez a diferença para os pacientes atendidos durante o período. Além disso, ele destaca o comprometimento dos colaboradores, que a todo momento se sensibilizaram com cada paciente e suas famílias, atuando de forma humanizada. “A junção desses fatores trouxe um desempenho acima do esperado, com índices satisfatórios e o balanço de 72 altas concedidas”, completa Juan.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra o momento decisivo diante da inauguração da Ala Covid. “Assumimos o compromisso junto ao Governo do Estado de entregar os leitos prontos de forma rápida, com equipe capacitada, equipamentos e demais insumos. A experiência que adquirimos desde o início da pandemia gerenciando leitos Covid-19 em outros estados permitiu com que nós estruturássemos em 12 dias a Ala do Himaba, inaugurando o serviço prontamente. Parabenizo os colaboradores que atuaram com muito profissionalismo e dedicação. O espaço cumpriu seu papel como suporte à rede estadual e ainda contou com a humanização, marca do Acqua”, ponderou o gestor.

Dentre os pacientes com passagem pela Ala Covid-19, Juan Passos lembra de um dos casos mais intensos registrados, o de José Alves Resende, 65 anos, internado desde abril deste ano no Hospital Jayme Santos Neves e transferido para a Ala Covid do Himaba no dia 13 de agosto. “Com histórico de doença renal, agudizada durante o período de internação, fez uso de mais de 25 antibióticos, teve mais da metade do pulmão comprometido, realizou duas sessões intervaladas de hemodiálise, mas, após 8 dias de passagem pela nossa Unidade de Terapia Intensiva, foi extubado e recebeu sua primeira alimentação pelo filho”, recorda.

Registros da Ala Covid-19 – Dados registrados pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) a respeito dos pacientes atendidos na Ala Covid do Himaba revelam 55% dos internados sendo do público masculino – a maioria (45%) na faixa etária dos 30 a 49 anos. Outros 27% estavam acima dos 60 anos. Apesar de 45% deles apresentarem histórico de Hipertensão Arterial, 36% não registrava nenhum tipo de comorbidade, o que mostra a imprevisibilidade da doença.

Juan Passos destaca ainda que grande parte das internações não se dava por conta do vírus, mas das complicações trazidas por ele após o período de isolamento. A cada 12 horas, o turno das Unidades de Terapia Intensiva contabilizava 19 profissionais, sendo enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e médicos, enquanto as enfermarias contavam com a atuação de 21 profissionais.

Durante seu funcionamento, a Ala Covid-19 contava também com suporte multiprofissional, sendo uma nutricionista, um nefrologista – responsável pelas diálises -, uma infectologista, uma enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), um psicólogo e duas profissionais do Serviço Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *