contato@institutoacqua.org.br

Alimentação saudável e qualidade de vida são temas de palestras no Hospital Regional Público da Transamazônica (PA)

25/01/2023

Campanha tem como objetivo conscientizar população e profissionais sobre a importância da saúde mental

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), preparou atividade especial dentro da programação Janeiro Branco, unindo alimentação saudável e qualidade de vida. A unidade, administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), desenvolveu rodas de conversa, palestras e terapia em grupo com foco na saúde mental, física e emocional dos colaboradores.

A campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014 e tem como objetivo chamar a atenção para a conscientização da saúde mental e os efeitos das doenças psicológicas. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com a doença. E é o Brasil quem assume o ranking da ansiedade, com 18,6 milhões de pessoas com o transtorno.

Com o tema “A vida pede equilíbrio”, uma programação especial com rodas de conversa, palestras e terapia em grupo foi organizada pelo Serviço de Psicologia, em parceria com a Medicina do Trabalho e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital. Assuntos relacionados ao preconceito sobre buscar ajuda também foi um dos temas debatidos. As atividades acontecem ao longo do mês de janeiro e atendem colaboradores de todos os setores.

De acordo com a psicóloga clínica do HRPT, Beatriz Magalhães, ações humanizadas e de cuidados voltadas à saúde mental dos colaboradores são essenciais e servem para fortalecer o cuidado com o bem-estar não só no trabalho, mas em todos os ambientes que essa pessoa estiver. “Estamos sempre preocupados em prestar uma assistência em saúde mental aos nossos colaboradores. Aqui, nós ofertamos atendimento para ouvir aquele profissional e tentar auxiliá-lo. Falar sobre saúde mental é uma necessidade, por isso, tentamos contribuir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explica a psicóloga.

Além dessas ações, a equipe de Psicologia realizou a entrega do “Pote da Gratidão”. O intuito da ação é conscientizar as equipes sobre cuidados com a saúde mental. No potinho, os colaboradores podem depositar, diariamente, mensagens positivas para colegas e pacientes. Essas mensagens serão compartilhadas em um mural criado para a celebrar a campanha.

Ronaldo Pereira, enfermeiro do trabalho, destacou a discussão para que assim os profissionais compreendam a importância do bem-estar psicológico e saibam procurar ajuda sempre que necessário. “Cuidar as saúde mental previne doenças, como a depressão e os transtornos de ansiedade. Por isso, estamos aqui para incentivá-los a buscar ajuda psicológica quando precisarem. Não podemos permitir que doenças mentais incapacitem ou tirem a vontade de viver de alguém.”, alerta o profissional.

O Hospital Regional Público da Transamazônica atende em mais de 20 especialidades, sendo referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da RI Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *