contato@institutoacqua.org.br

Ambulatório Covid-19 no Hospital Tomás Martins (MA) realiza mais de 80 atendimentos no primeiro dia

24/05/2020

Pacientes elogiaram atendimento; novo serviço oferta consulta médica, realização de exames e medicação para o tratamento contra o novo coronavírus

No primeiro dia de funcionamento, o ambulatório especializado para atendimento a pacientes com Covid-19, do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, no Maranhão, realizou 83 atendimentos. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O novo serviço teve início no último sábado (23/05). Os primeiros pacientes elogiaram o atendimento e a oportunidade de realização de vários exames ofertados com a implantação do ambulatório.

Manoel Damasceno, 76 anos, morador de Santa Inês, destacou o atendimento como ponto importante do novo serviço. “Estive em outro hospital e fui tratado mal. Aqui me atenderam certinho e me disseram tudo o que ia fazer. Sei que vai ajudar a todos”, disse.

Além de Santa Inês, cidades como Nova Olinda, Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia do Paruá, Santa Luzia do Tide, Zé Doca, Governador Newton Belo, Bom Jardim, Bela Vista do Maranhão, Pio XII, Pindaré-Mirim, Monção, Tufilândia, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim, São João do Carú e Satubinha estão sendo beneficiadas como o novo serviço.

O ambulatório atende pacientes encaminhados dos municípios que compreendem a Regional de Saúde na qual o Hospital Tomás Martins é referência e oferece assistência a pessoas com o quadro leve da doença que também apresentam comorbidades. O ambulatório funciona das 7h às 17h, todos os dias da semana.

Para Valteir Costa, 42 anos, o fluxo montado facilita o acesso ao diagnóstico e ao tratamento contra a Covid-19. “Está sendo bom, pois estão agilizando consultas, exames e retorno, tudo no mesmo dia. Comparado com o normal, está bem rápido”, comentou o técnico de Segurança do Trabalho.

Importância – A diretora-administrativa do Macrorregional, Thaise Lima, pontuou a relevância do novo serviço para a região do Vale de Pindaré. “A ideia do ambulatório é uma promoção do Estado com o objetivo de ajudar os serviços de saúde dos municípios. Sabemos que além da oferta de leitos é importante implantar esse novo serviço na região, uma vez que estamos passando pelo processo de interiorização da doença. Além desse aspecto, é importante lembrar que o paciente já sai do hospital com a prescrição e com o kit de medicação, além da oportunidade de retorno, para os casos em quem o quadro clinico agrave”, explicou.

Ao chegar ao hospital, o paciente passa por uma criteriosa triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em seguida, o paciente é encaminhado para o consultório médico, onde são solicitados exames laboratoriais, de imagem e eletrocardiograma. Após criteriosa avaliação dos resultados, o médico orienta se existe necessidade do protocolo medicamentoso, que é disponibilizado no próprio ambulatório.

Como parte do protocolo da rede estadual de saúde, a Secretaria de Saúde do município de origem passa a monitorar o paciente que segue em tratamento domiciliar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *