contato@institutoacqua.org.br

Após reforma, Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) reforça atendimento humanizado às gestantes em São Luís

06/11/2021

Serviços de pintura, construção de novas salas para área administrativa, entre outros serviços integram as melhorias na unidade de saúde; maternidade retomou atividades na última quinta-feira (04/11)

A Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), retomou as atividades na última quinta-feira (04/11) após passar por reforma que inclui novas salas para área administrativa, reparos estruturais do centro obstétrico e pintura. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Estou feliz pelo retorno da maternidade. Ela é de grande valia para nós que somos moradores da região. A maternidade evoluiu e é um grande ganho para cada mulher ser atendida aqui, é maravilhoso”, comenta Adriana Jansen, 38 anos, grávida de 25 semanas que faz pré-natal na Maternidade Nossa Senhora da Penha.

Para marcar o retorno das atividades ambulatoriais, partos, atendimento de urgência e emergência às gestantes, a unidade preparou manhã de atividades especiais às futuras mamães. Aferição de pressão arterial, glicemia, espaço destinado a tratamento de beleza estiveram à disposição de quem buscou atendimento.

Josélia Alves dos Santos, superintendente de Assistência à Saúde da SES que representou o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, lembrou do papel da Maternidade Nossa Senhora da Penha na rede estadual. “A Maternidade Nossa Senhora da Penha é um dos serviços mais importantes na rede estadual de saúde. Nós, da SES, sabemos da qualificação e acreditamos no trabalho que cada profissional desempenha aqui nesta maternidade, pois sabemos do amor e da dedicação que cada um coloca nos atendimentos que realiza”, comentou.

Entre as melhorias estão a construção de novas salas para a área administrativa onde funcionarão os setores de manutenção, engenharia clínica, Serviço de Arquivo Médico (SAME) e ainda um novo espaço para a rouparia. Além destas, as enfermarias e leitos passaram por reparos na pintura, estrutural e elétrica.

Analamacia Brito, responsável técnica do Instituto Acqua no Maranhão, destacou a importância da assistência humanizada ofertada na Maternidade Nossa Senhora da Penha. “As práticas desenvolvidas na gestação, parto e puerpério são formas de valorizar a vida tanto da mulher como do bebê. Acreditamos que ter cuidado correto na gestação vai refletir diretamente na vida do bebê, por isso buscamos sempre trazer práticas de valorização da mulher e que tenha muito amor”, afirmou.

Kelma Lucena, diretora-geral da Maternidade Nossa Senhora da Penha, reforça o compromisso do SUS.  “Nossas ações sempre estão embasadas em conhecimento técnico e estamos preparados para receber nossas gestantes e seus familiares. Na Maternidade Nossa Senhora da Penha ofertamos o que o SUS tem de melhor”, afirmou.

Estiveram presentes ainda a diretora-administrativa da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Francisca Duarte; o diretor- técnico Felipe Brayon; a coordenadora de enfermagem, Alessandra Passos, além de colaboradores, equipe de enfermagem e médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *