contato@institutoacqua.org.br

Arraial para pacientes internados movimenta Hospital Tomás Martins (MA)

26/06/2019

Momento reuniu acadêmicos de enfermagem, pacientes e pais de crianças internadas na pediatra; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES 

As crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Macrorregional Tómas Martins, em Santa Inês (MA), tiveram uma tarde diferente na última terça-feira (25/06). Ambientado com bandeirinhas, o corredor principal do setor foi cenário para o arraial da unidade. Crianças, pais e acompanhantes participaram do momento junino. O arraial contou com a parceria dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Danças, pipoca, comidas típicas, músicas caipiras e muita alegria deram o tom do evento. O equipamento de saúde está sob a gestão da parceria entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Thaise Lima, diretora-administrativa da unidade, falou da sensação em promover eventos dessa natureza. “Esses projetos lúdicos já ocorrem há um tempo no Macrorregional Tómas Martins e em representatividade ao mês junino, os acadêmicos estão desenvolvendo essa ação dentro da pediatria. A criança é o paciente que mais sente quando entra no hospital. Ter essa terapia melhora o estado geral de cada um”, pontuou.

Com a filha Maria Emanoella, internada há dez meses, Aline Oliveira, 24 anos, contou que ficou surpresa com a quadrilha junina. “Temos enfermeiras ótimas e atenciosas, mas hoje a gente se surpreendeu. Estávamos um pouco tristes e com o arraial nos alegramos”, afirmou.

A mesma alegria também foi expressada pela pequena Maria Clara, 4 anos. ” Eu gostei mais da dança”. A mãe, Debora Martins, natural de Zé Doca, destacou o ponto positivo do momento. “Foi maravilhosa a surpresa de hoje. Alegrou nossa tarde”, disse. 

Outros setores – Antes de iniciar o arraial na pediatria, os alunos percorreram o corredor das clínicas médica, ortopédica e cirúrgica cantando e alegrando pacientes nas enfermarias. Nos corredores destes locais, a quadrilha junina repetiu diversos passos típicos da brincadeira como anarriê, saudação geral, damas e cavalheiros se cumprimentando, entre outros.

Internado no leito 5, enfermaria 3 da Clínica Ortopédica, José Ribamar Pereira, 64 anos, contou a sensação diante da experiência festiva. “Gostei demais da dança. Fico muito feliz quando vejo a quadrilha junina. Dancei muito quando era novo”, lembrou sorridente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *