contato@institutoacqua.org.br

Arte gestacional e acolhimento marcam 7ª Roda de Gestantes da Maternidade Benedito Leite (MA)

05/06/2019

Durante dois meses, gestantes receberam orientações sobre o processo gestacional; presença de acompanhantes marcou ciclo que contou com várias atividades

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), encerrou na última terça-feira (4/06) a 7ª Roda de Gestantes. Após sete encontros, grávidas finalizaram a etapa com sentimento de acolhimento e aprendizado. Durante o encerramento, foi criada uma fita da felicidade com mensagens de transmissão de energias positivas para o momento do parto. As futuras mamães receberam pinturas nas barrigas e certificados pela participação.

A iniciativa reforça o laço de respeito e carinho entre a gestante e as equipes da unidade de saúde. A Maternidade Benedito Leite é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

“Os encontros da Roda de Gestantes são momentos com os quais buscamos mostrar às nossas grávidas e seus acompanhantes que temos uma gestão pautada em proporcionar um momento do parto mais acolhedor, com segurança e respeitando o protagonismo da mulher. Reafirmamos que todos os profissionais estão capacitados para atender bem qualquer gestante que chega à unidade“, afirmou a coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Kelma Lucena.

Temas como plano de parto, aspectos psicológicos referentes à gestação, parto e pós-parto; direitos e deveres das pacientes e gestantes; fases e dor no trabalho de parto; higiene pessoal e métodos não–farmacológicos para alívio da dor, entre outros, fizeram parte da programação ao longo de dois meses da atividade.

Willian dos Santos Muniz, 28 anos, que acompanhava a esposa Adriana, lembrou o processo acolhedor vivenciado pela mãe de sua primeira filha na Benedito Leite. “Passava o dia trabalhando e quando chegava em casa percebia que nos dias em que a Adriana vinha para a Roda ela ficava bem mais alegre. Sabia que a atividade estava fazendo muito bem a ela. Só tenho a agradecer o carinho que cada pessoa teve com minha esposa”, contou o pai que espera por Ayla Heloá, prevista para nascer no próximo mês.

Priscila Ximenes de Abreu, 30 anos, grávida de 8 meses da primeira filha Ariela, avaliou as experiências vivenciadas na Roda de Gestantes. “Assim que descobri minha gravidez fiquei feliz, mas depois vem o medo por ser a primeira filha. Passei por momentos de tristeza. A Roda de Gestantes foi um fator de muita relevância para mim porque encontrei pessoas que vivenciaram situações parecidas com a minha e, além disso, encontrei profissionais que puderam me dar orientações para superar cada fase”, detalhou.

A Roda de Gestantes faz parte da política de acolhimento e boas práticas implementadas pelo Acqua em todas as unidades gerenciadas no Maranhão. Além da roda, a maternidade realiza, uma vez ao ano, um encontro com as puérperas. No encontro, as mães apresentam seus filhos e trocam experiências vivenciadas durante o primeiro ano de vida do bebê. Este ano, o encontro ocorreu no último dia (31/05).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *