contato@institutoacqua.org.br

Artigo sobre projeto de digitalização desenvolvido por gerente-administrativa da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão é publicado em revista científica

04/12/2019

Revista Nursing divulgou artigo escrito pela gestora hospitalar, enfermeira e gerente-administrativa da maternidade, Maria Margarida de Carvalho Neta; publicação analisa os impactos do processo de digitalização de prontuários na gestão da informação em saúde

A edição de novembro da Revista Nursing, um dos mais importantes periódicos de divulgação de conhecimento técnico-científico na área da Saúde, publicou artigo produzido pela gestora hospitalar e enfermeira Maria Margarida de Carvalho Neta, que exerce o cargo de gerente-administrativa na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O texto é resultado de um projeto desenvolvido desde julho de 2018 na maternidade e que atribui enfoque ao sistema de catalogação, unificação e digitalização dos prontuários. Com o título “Gestão de informação em saúde: processo de digitalização de prontuários em uma maternidade de alta complexidade na cidade de São Luís-MA”, o artigo ocupa as páginas 3307 a 3313, da edição 258 da revista.

Margarida de Carvalho explica que a publicação tem um valor enorme para a comunidade científica e para toda equipe da unidade de saúde. A edição brasileira do periódico tem por objetivo disseminar conhecimento científico baseado em evidências e instruir pesquisadores da área das Ciências da Saúde, com ênfase na Enfermagem.

“Como gestora, enfermeira e autora do artigo, foi uma emoção muito grande ver que esse projeto tomaria essa dimensão, um trabalho reconhecido pelo conteúdo e voltado para um debate mais amplo na área da saúde”, disse Margarida.

Para ler o artigo, acesse em Revista Nursing Ed 258

O artigo descreve os estágios de adequação do processo de digitalização dos prontuários da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. Inicialmente, com o diagnóstico da situação documental, depois, a organização dos prontuários pelo Serviço de Arquivo Médico e instalação de um sistema digital. O resultado do estudo avalia os impactos da gestão da informação da saúde, que vai do histórico de atendimento à paciente até a melhoria dos processos administrativos e faturamento. Em julho deste ano, o artigo foi destaque no III Congresso Brasileiro de Auditoria em Saúde, realizado em Fortaleza (CE).

O prontuário é o documento onde são registrados todos os atendimentos da paciente e intercorrências. É por ele que o histórico de atendimento da paciente pode ser consultado. Uma vez que a gestante é internada ou atendida ela recebe um número de cadastro. Se a paciente retorna 10 anos depois, o registro dela na unidade de saúde será atualizado. O controle dos prontuários é gerenciado pela equipe do Serviço de Arquivo Médico (SAME).

A pesquisadora destaca ainda que o projeto teve três etapas importantes: o trabalho de catalogação, unificação e digitalização. Até novembro de 2019 foram contabilizados 6.633 prontuários catalogados, 2.157 prontuários unificados e registrados e 5.395 prontuários digitalizados.

“É um trabalho grandioso diante de um acervo imenso que existe desde 1998 e ainda não quantificado totalmente. Antes, as pacientes, a cada entrada e retorno na unidade, tinham registrados de 2 a 5 prontuários diferentes dentro da mesma unidade de saúde. Quando você unifica as informações, colabora com todos os setores e é mais fácil realizar a busca diária de informações da paciente já atendida na maternidade”, explica Margarida.

Os prontuários catalogados hoje podem ser encontrados organizados, de acordo com o que determina as portarias de organização de arquivo. Os digitalizados já se encontram em ambiente virtual para busca diária. A próxima etapa é implantar o sistema digital de todos os prontuários unificados. “Quando fecharmos essa etapa teremos mais de 13 mil prontuários fidelizados e acessíveis”, finalizou.

Sobre a revista – Com conceito Qualis B2, a edição brasileira da Revista Nursing foi criada em julho de 1998 e atualmente é publicada pela editora MPM Comunicação Ltda. É uma revista destinada à divulgação de conhecimento científico na área da Enfermagem, com a finalidade de contribuir com a construção do saber dos profissionais deste campo por meio de divulgação de conteúdos científicos.

Os artigos submetidos em português são destinados à divulgação de resultados de pesquisas originais, revisão e editorial. Todo conteúdo científico é analisado pelo Conselho Editorial da revista que avalia o mérito científico do trabalho, sua adequação às normas editoriais e à política editorial da revista.

 

Um comentário em “Artigo sobre projeto de digitalização desenvolvido por gerente-administrativa da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão é publicado em revista científica”

  1. Rosanilce disse:

    Parabéns! Reconhecimento mais que merecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *