contato@institutoacqua.org.br

Atividades do Agosto Dourado orientam pacientes do Hospital Regional de Balsas (MA) sobre incentivo à amamentação

24/08/2021

Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, tem realizado atividades no mês de agosto referentes à campanha de incentivo ao aleitamento materno. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mantém maternidade inclusa nos serviços assistenciais. Orientações sobre acolhimento e manejo clínico em aleitamento materno foram temas conduzidos pela enfermeira Jaiane de Melo Vilanova e pela pediatra Letícia Mullich.

No formato de conversa, Jaiane apresentou pontos de dúvidas para promover uma escuta qualificada das gestantes e puérperas, com demonstrações práticas da aplicação do protocolo de avaliação da mamada utilizado na unidade de saúde.

“O acolhimento em saúde deve ser feito desde a entrada da paciente na unidade de saúde, que é saber ouvir, deixar a paciente falar, gerar importância para essas informações com as particularidades da pessoa, sua história, crença, cultura, e não impor regras ou ordens a essas mulheres. A promoção do aleitamento consiste sobretudo é não gerar muitas interferências na relação entre a mãe e bebê e sim promover acolhimento, assistência”, explicou a enfermeira.

Ela ressaltou ainda que os profissionais de saúde devem exercitar a consciência do acolhimento em participação, em uma atitude que não signifique um serviço para elas, mas ‘com elas’. “Proteger a prática do aleitamento materno é uma responsabilidade de todos, desde o pré-natal, na assistência hospitalar e também com a rede de apoio familiar”, finalizou.

A programação contou ainda com orientações sobre manejo correto da amamentação, realizada pela técnica de enfermagem e doula Renata Feitosa de Morais. As atividades encerram no dia 26, com palestra sobre mitos e verdades no aleitamento materno, que será proferida pela pediatra Luciane Oliveira dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *