contato@institutoacqua.org.br

Aula experimental lança novo curso musical da Fundação Sopro Novo Yamaha no Instituto Acqua

04/03/2020

Atividade abre o calendário do curso “Iniciação musical através da flauta doce”, atividade desenvolvida em parceria entre o Instituto Acqua e a Fundação Sopro Novo Yamaha

Nesta quarta-feira (04/03) o Ponto de Cultura do Instituto Acqua, em Santo André (SP), recebeu aula experimental do curso “Inicialização musical através da flauta doce”, para público diverso, incluindo músicos em formação, educadores e entusiastas. A atividade gratuita serve de preparação para a próxima turma do curso, promovido pela Fundação Sopro Novo Yamaha em parceria com o Acqua, que inicia ainda em março e terá duração de seis meses.

Além de apresentar as duas instituições envolvidas na parceria, os alunos presentes puderam ter um panorama de todo o conteúdo que será ministrado no curso formal entre março e agosto. Também foi apresenta a família da flauta doce, instrumento objeto de estudo, em suas variadas versões. Para auxiliar na compreensão da proposta, uma atividade prática explorou as estratégias para estudo da música e seus benefícios.

A professora responsável pelas aulas foi quem conduziu a oficina da noite. Sandra Guedes é monitora da Fundação Sopro Novo Yamaha e afirma que o curso é direcionado para dois públicos específicos. “Ele é voltado tanto para educadores que querem novas estratégias de ensino musical quanto para pessoas leigas em música que querem ser alfabetizadas musicalmente. O educador tem a possibilidade de observar e acompanhar o processo de aprendizagem de quem não conhece música, enriquecendo assim sua prática em sala de aula. Já o outro grupo tem a oportunidade de aprender a ler música, fundamental nos estudos”, definiu.

Simone Manzi ainda não havia feito a inscrição no curso formal e participou da atividade para vivenciar. “Vim para conhecer o método, mas a intenção é de fazer o curso, achei a proposta muito interessante. Sou professora de artes e meu objetivo é aplicar a música com meus alunos”.

Curso de formação musical – O Sopro Novo Flauta Doce refere-se a um curso de iniciação à flauta doce direcionado para professores de música ou professores leigos em música que atuam nas escolas de ensino regular. A ideia é expandir as áreas de atuação desses profissionais e, sobretudo, incentivar os educadores a estarem mais próximos da música em sala de aula para instigar novas formas de ensino. O curso terá carga-horária de 92 horas, cerca de seis meses de duração, e no final haverá recital de formatura.

Interessados – Para quem tiver interesse em conhecer e se inscrever no curso, pode direcionar mensagem ao endereço inscricao@sopronovoyamaha.com.br ou pelo WhatsApp (11) 99683 1229. As aulas iniciam na próxima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *