contato@institutoacqua.org.br

Bate-papo sobre plantas medicinais movimenta Clube da Jardinagem do Instituto Acqua

28/02/2020

Meditação, chá e troca de mudas foram novidades deste encontro; toda última sexta-feira de cada mês um novo tema sobre jardinagem é debatido no Ponto de Cultura do Acqua em Santo André (SP)

O encontro do Clube da Jardinagem deste mês contou com série de atividades diferentes. Uma delas foi um bate-papo sobre importância do uso correto das plantas medicinais com a bióloga e botânica Fernanda Tresmondi. O grupo se reuniu na tarde desta sexta-feira (28/02) no Ponto de Cultura do Instituto Acqua, em Santo André (SP). A atividade é gratuita.

Esta edição da reunião mensal que aborda temas sobre jardinagem começou com um momento de relaxamento e meditação com a professora de Yoga, Andrea Moll. As participantes fizeram uma imersão e iniciaram o bate-papo com leveza. Fernanda Tresmondi explicou de maneira simples e didática sobre importância do uso correto das plantas medicinais e enfatizou algumas ervas, como a mil folhas, que é o princípio ativo de remédios como Atroveran e Novalgina. “Muita gente tem problema com o uso do fármaco, mas não com o uso da planta. E isso porque quando utilizada seca ou em folha não possui outros químicos, que são esses que causam reações negativas”, explicou.

Cerca de 20 mulheres participaram do Clube da Jardinagem deste mês e puderam retirar algumas ervas para fazer chás em suas casas. Os pacotinhos das espécies que foram explicadas pela bióloga estavam à disposição, com descrições sobre os benefícios.

“Achei maravilhoso o encontro. Além do conhecimento pudemos pegar as ervas secas que mais queríamos conhecer ou que servirão para acalmar alguma dor”, explicou Rosimere Morokawa.

Além da oferta de ervas, Fernanda fez dois tipos de chás (maracujá e romã) para que as alunas conhecessem tipos diferentes de preparo, já que um era com folha e outro com o fruto. Ao final foram sorteadas as plantas que a bióloga utilizou para exemplificar o curso.

Outra novidade desta edição foi a troca de mudas entre o grupo. “O objetivo é diversificar as plantas que as pessoas têm em casa. Por isso, cada uma trouxe uma mudinha e trocou com outra participante por alguma espécie que estava interessada em ter”, contou a professora do curso de jardinagem do Instituto Acqua, Carmen Bosso.

Monica Guedes Carvalhais apresentou a muda de orquídea sapatinho português e trocou com Silvia Parola de Almeida, que levou para o encontro o manjericão. “A troca de mudas deveria ocorrer sempre. Foi uma ótima ideia e todas estávamos ansiosas para fazer as trocas. Ficamos de olho desde o início do que cada uma trouxe e pensando em qual seria mais legal para nosso jardim”, disse Monica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *