contato@institutoacqua.org.br

Bebê atendido na Maternidade Humberto Coutinho (MA) recebe alta após cirurgia complexa

03/09/2021

Maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dispõe de unidade neonatal para atendimentos a pacientes graves

A equipe da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), celebrou a alta de Ravi Lucas Lima Guimarães, após 15 dias de internação na maternidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante o parto, profissionais constataram a presença do intestino e estômago fora da cavidade abdominal, cientificamente chamado de gastrosquise.

Ao dar entrada na maternidade, a mãe do bebê, Ana Vitória Moraes Silva, 21 anos, foi encaminhada para o setor de acolhimento para a triagem e as primeiras etapas da assistência. A gestação exigia o parto cesariano devido ao que os especialistas chamam de oligodrâmnio. “É um volume deficiente de líquido amniótico que pode gerar complicações para a mãe e para o bebê. A avaliação é feita por exame de ultrassonografia”, explicou Vilmara Santos, coordenadora de enfermagem da maternidade.

O parto teve duração de 2 horas e foi identificada outra situação cirúrgica: a presença do intestino e estômago fora da cavidade abdominal, cientificamente chamado de gastrosquise. A mãe foi encaminhada para o alojamento conjunto da unidade, onde permaneceu dois dias, e o bebê para atendimento na UTI Neonatal.

Ravi permaneceu internado por 15 dias. Inicialmente, com suporte de ventilação, alimentação especializada e acompanhamento multiprofissional intenso para garantir a sobrevivência e recuperação. Nos últimos três dias de internação, mãe e filho já puderam ficar juntos, em processo de cuidados e acompanhamento da etapa de amamentação.

O caso é considerado grave e com pouca frequência na maternidade. Ravi teve alta após realizar todos os testes de triagem neonatal (pezinho, olhinho, coração, orelhinha e linguinha). A família é acompanhada pelo ambulatório especializado da maternidade para os atendimentos de seguimento de cuidados (follow-up).

“Agradeço o atendimento. Os profissionais tiveram bastante cuidado com meu bebê, agradeço a todos por cuidarem do meu filho”, declarou Ana Vitória, mãe de Ravi, em agradecimento ao atendimento prestado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *