contato@institutoacqua.org.br

Bebê bissexto nasce na Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA)

02/03/2020

Menino nasceu às 00h46 de 29 de fevereiro pesando 3,55 kg e com 48 cm; maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

O ano de 2020 é considerado bissexto pela inclusão do dia 29 de fevereiro no calendário, que conta com 366 dias. No último sábado (29/02), a Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), recebeu a chegada de um bebê, considerado bissexto.

Ivaneide Santana Sousa, 22 anos, moradora do bairro Maracanã, chegou à unidade de saúde na noite do dia 28 de fevereiro, apresentando 8 cm de dilatação. “Nosso primeiro procedimento assim que a gestante chega é o acolhimento e verificação da condição clínica. Como ela desejou ter o parto vaginal, aqui na maternidade oferecemos o atendimento de forma humanizada, com uso de métodos não-farmacológicos”, explicou Alessandra Passos, coordenadora de enfermagem da maternidade.

Entre as práticas de assistência ao parto humanizado, as gestantes têm disponível quarto privativo, piscina com água morna, uso de bolas para massagens e luz especial no quarto. Ivaneide teve trabalho de parto com duração de duas horas e foi acompanhada por uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.

O menino veio ao mundo às 00h46, pesando 3,55 kg, com 48 cm de estatura e foi atendido pelo pediatra de plantão. Por opção dos pais, ele ainda não recebeu nome. Ao ser questionada sobre a comemoração do aniversário do bebê, a mãe já sabe bem o que fazer. “Nós vamos registrar o nascimento no dia 28 de fevereiro para não ter que comemorar uma vez a quatro anos”, contou.

Os pais têm prazo de até 15 dias para fazer o registro do bebê. O documento é feito a partir da DNV (Declaração de Nascido Vivo), emitida por um profissional de saúde responsável pela gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e a certidão de nascimento é emitida dentro da própria maternidade, que tem disponível um Posto Avançado de Registro Civil.

Ano bissexto – O fenômeno ocorre de quatro em quatro anos e o ajuste foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A translação (volta ao redor do Sol) não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia. Convencionou-se o acréscimo de um dia ao mês de fevereiro, sendo o 29º dia, auge do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *