contato@institutoacqua.org.br

Bebê prematura recebe alta de UTI Neonatal com tema carnavalesco na Maternidade Humberto Coutinho (MA)

18/02/2021

Maya Lima recebeu alta após 13 dias de tratamento na unidade de terapia intensiva da maternidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última quarta-feira (17/02), profissionais que integram a UTI Neonatal da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), realizaram uma festa surpresa no momento da alta hospitalar da bebê Maya Vitória Castro Lima, internada há 13 dias na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Maya nasceu prematura com 35 semanas, em 04 de fevereiro, no município de Pastos Bons, e foi regulada para assistência intensiva da maternidade. A partir de então, a equipe da UTI cuidou para que a criança recuperasse o peso por meio de dieta e cuidados intensivos. “Ela chegou pesando 1,900 kg e apresentava dificuldade na mamada e sucção. Nessa etapa, o aleitamento materno é fundamental para garantir a sobrevivência e a recuperação do peso do bebê”, explicou Aline Stephane Coelho, supervisora da UTI Neonatal.

As unidades neonatais que funcionam dentro das maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua prestam assistência orientadas a partir dos critérios de progressão de cuidados com o recém-nascido. Se o bebê está em situação de risco e precisa de suporte de ventilação, nutrição parenteral, dieta com sonda, ele é internado em berço com toda a estrutura. De acordo com a estabilidade clínica do recém-nascido, ele segue para Unidade de Cuidados Convencional (Ucinco) ou de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca).

O tratamento intensivo na UCinca é assistência que une os profissionais de saúde, a mãe e o bebê. Maya continuou internada junto da mãe, Mila de Castro Lima, que foi orientada sobre métodos corretos de amamentação até a bebê ganhar o peso ideal. A alta foi celebrada com um bolo e fotos em alusão ao Carnaval.

“Promover assistência humanizada é a missão das unidade de saúde gerenciadas pelo Acqua. Poder celebrar a alta de um bebê é uma alegria que alcança nossa rotina. Ver cada rostinho pequeno indo ao encontro da sua família, ver alegria de cada mãe, isso é a satisfação de toda equipe”, pontuou a coordenadora de enfermagem da maternidade, Vilmara Noleto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *