contato@institutoacqua.org.br

Bebê tem vida salva após atendimento na Maternidade Humberto Coutinho (MA)

12/11/2020

Atendido na UTI Neonatal da maternidade, Hyan Henrique foi uma das 13 crianças recuperadas pela equipe da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e SES

Os novos leitos de UTI Neonatal da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), têm garantido assistência especializada a bebês atendidos na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entregue à população em setembro deste ano, a unidade neonatal contém 4 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), 4 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e 2 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa).

O bebê Hyan Henrique Farias de Oliveiras foi uma das crianças com a saúde recuperada pela equipe da maternidade e teve alta hospitalar na última segunda-feira (09/11). A mãe do recém-nascido deu entrada no dia 19 de outubro com 35 semanas de gestação e Hyan nasceu prematuro, pesando 2,227 gramas, estatura de 46 centímetros e muita dificuldade respiratória, sendo admitido na unidade de terapia intensiva.

Durante a internação, o estado de saúde  de Hyan se agravou chegando a ter 3 paradas cardiorrespiratórias. “Foram necessários diversos procedimentos para salvar a vida do Hyan, como entubação, uso de oxigênio, tiragem intercostal, uso de CPAP, e até uma cirurgia de emergência. Tratamento de alta complexidade que requer estrutura necessária disponível em ambientes de terapia intensiva”, disse a coordenadora da UTI Neo, Aline Stephane Coelho.

De acordo com o boletim médico, após apresentar melhora com 20 dias de internação, o bebê foi encaminhado para Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), que funciona como uma etapa seguinte ao tratamento intensivo, uma progressão dos cuidados que segue a estabilidade clínica do recém-nascido. No Canguru, mãe e bebê recebem suporte assistencial para favorecer o vínculo materno e a amamentação orientados pela equipe de enfermagem até a alta hospitalar.

Assistência materno-infantil – A UTI Neonatal está em funcionamento desde (28/09). Mais de 13 recém-nascidos já foram atendidos na unidade de saúde. Os novos leitos integram a rede de apoio a saúde materno-infantil na região central do estado. Junto com os 10 novos leitos, o Instituto Acqua e Governo do Maranhão entregaram o Hospital da Criança de Colinas com 30 leitos de enfermaria. A unidade funciona como Serviço de Pronto Atendimento Pediátrico (SPA) e estruturado com consultórios clínicos para atendimento ambulatorial pediátrico.

2 comentários em “Bebê tem vida salva após atendimento na Maternidade Humberto Coutinho (MA)”

  1. Idvamar Rocha Amorim disse:

    Yan Henrique foi um dos bebês que nos encantou com sua vontade de viver … Nós o chamamos de o guerreiro. Sentiremos saudades de cada um que por aqui esteve, mas sabemos que estão no seio da família que os aguardam ansiosos por sua chegada em casa.

  2. Stephanie disse:

    Que maravilhoso! Equipe abençoada 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *