contato@institutoacqua.org.br

Blitz educativa e testes rápidos orientam usuários do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) sobre saúde no Carnaval

19/02/2020

Ação integra a campanha de Carnaval realizada nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Maria Madalena Sousa Ferreira, 52 anos, chegou cedo ao Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), nesta quarta-feira (19/02), para realizar um exame de ultrassonografia e, na recepção, aproveitou para realizar testes de glicemia e pressão arterial. “Vim fazer uma ultrassom e aproveitei para ver se estava tudo certo com minha saúde, fazendo os testes e, graças a deus, está tudo bem”, disse Maria Madalena.

A oferta dos testes aos usuários do hospital integra a campanha de Carnaval promovida nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no mês de fevereiro, como explica a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, Nubiane Pinheiro. “Começamos a campanha com a oferta de testes rápidos e orientações sobre uso de preservativos aos acompanhantes e pacientes do hospital. A programação ainda terá palestras e um bloquinho com os profissionais, além de outras atividades educativas”, pontuou.

Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Ceuma colaboraram com os atendimentos e orientações oferecidas aos usuários do hospital. O teste de glicemia verifica as taxas de glicose e o nível de açúcar no sangue, com a coleta de uma pequena gota de sangue. De acordo com a estudante Emilly Ruahma Almeida Rodrigues, o teste não é um diagnóstico definitivo. “A intenção é indicar um alerta para as pessoas que apresentarem resultados abaixo de 80 ou acima de 100 na aferição da taxa. Em caso positivo, só mesmo a consulta com especialista”, explicou.

A ação também ofertou testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e orientações sobre prevenção a estas doenças com a distribuição de preservativos. O casal Elisângela Nascimento de Sousa, 40 anos, e Cosme Conceição Mendes, 48 anos, da cidade de Bela Vista, estão internados no hospital e receberam as orientações da equipe. “Sempre tem uma novidade. A camisinha feminina eu não conhecia e sempre achei importante a gente se prevenir, sendo solteira ou casada. Eu querendo me proteger é o que basta”, disse Elisângela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *